Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira da Silva, Renato | - |
Autor(es): dc.creator | Campos Santana, Ângela Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes Coelho, Ana Íris | - |
Autor(es): dc.creator | Bandeira Moreira, Ana Vládia | - |
Autor(es): dc.creator | Vidigal de Castro, Luiza Carla | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha Pinto, Tiago | - |
Autor(es): dc.creator | Barroso Barcelos, Mara Rejane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:59:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:59:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.19083/ridu.2023.1193 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/301020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/301020 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: graduation in the health area should equally contemplate the psychomotor, cognitive and affective domains from the problematization of everyday situations of the Unified Health System (SUS). Objective: to evaluate the training of nutritionists based on the integration of knowledge from the teaching-service-community triad, based on Project-Based Learning (PBL) and Collective Portfolio (PC) in the micropolitics of the SUS. Method: a “baby shower” planned and executed by students, guided by a group of teachers, aimed at pregnant women in the SUS network, providing the live work of the concept-tools “alterity”, “bond”, “welcoming”, and “participatory management” was undertaken. Results: records in the CP showed articulation between different knowledge and learning domains in the training of nutritionists by skills. Conclusion: PBL+CP is a powerful and viable teaching-learning tool for the training of professionals capable of working in SUS integrating teachingservice-community. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Nutrição e Saúde Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Biológicas, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Viçosa Departamento de Nutrição e Saúde, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Saúde Pública, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde, Espírito Santo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Saúde Pública, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Revista Digital de Investigacion en Docencia Universitaria | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competency-Based Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Health Nutrition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unified Health System | - |
Título: dc.title | Project Based Learning, Collective Portfolio and Nutrition: integrating knowledge in Unified Health System | - |
Título: dc.title | Aprendizaje basado en proyectos, portafolios, portafolio colectivo y nutrición: integrando saberes en el Sistema Único de Salud (SUS) | - |
Título: dc.title | Aprendizagem baseada em projetos, portfólio coletivo e nutrição: integrando saberes no Sistema Único de Saúde (SUS) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: