
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Karin Adriane Henschel Pobbe | - |
| Autor(es): dc.creator | de Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:50:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:50:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-33830-4 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300995 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300995 | - |
| Descrição: dc.description | This book describes and analyses experiences of teaching and learning language, culture and literature based on telecollaboration, an approach that creates interactions between groups of learners from different countries through the integration of a series of virtual and intercultural collaborative tasks to the curricula of undergraduate and graduate courses. The experiences analyzed in this volume come from two telecollaborative projects developed by the São Paulo State University (UNESP), in Brazil, with universities from other countries: the Brazilian Virtual Exchange (BRaVE) Program and the Teletandem Brasil Project. The BRaVE Program aims at fostering an online collaborative learning modality that promotes intercultural contact and the exchange of ideas by connecting Brazilian undergraduate or graduate students with students from different higher education institutions around the world. The Teletandem Brasil Project is based on a mode of telecollaboration (teletandem)that creates a virtual, collaborative and autonomous context for learning foreign languages in which two students help each other to learn their own languages or a language of proficiency. They do so by using the text, voice and webcam image resources, and by adopting the three principles of tandem learning: autonomy, reciprocity, and separate use of both languages. Language, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts will be of interest to both educational researchers and teachers as it presents, on the one hand, an innovative tool to promote the democratization of foreign language learning; and, on the other hand, discusses how telecollaborative projects can contribute to the training of language and literature teachers. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Formato: dc.format | 1-144 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Language, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intercultural education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Languages and literatures | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Languages teaching and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature teaching and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telecollaboration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teletandem | - |
| Título: dc.title | Language, culture and literature in telecollaboration contexts | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: