CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE TEXTUAL FUNDAMENTADA NA CATEGORIA DO TÓPICO DISCURSIVO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Aline Gomes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Eduardo Penhavel De-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:12:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:12:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-e18766-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/300966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300966-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, procuramos oferecer contribuições metodológicas para a análise textual desenvolvida na Gramática Textual-Interativa (GTI), tipo de análise fundamentada essencialmente na categoria do tópico discursivo. Especificamente, nosso objetivo é discutir: (i) a instauração, na construção textual, de tópicos metadiscursivos; (ii) a metodologia de nomeação dos referentes que, no texto, funcionam como tópicos. Analisando descrições, narrativas de experiência e relatos de opinião do Banco de Dados IBORUNA e motivados pelo interesse em contribuir para o desenvolvimento da GTI, argumentamos que a construção de textos, por vezes, envolve um tipo de tópico que pode ser analisado como metadiscursivo, caracterizado por uma centração voltada para a negociação entre os interlocutores e indicação de um tópico a ser instalado no texto. Ademais, discutimos que referentes com estatuto de tópico podem ser descritos pela identificação de expressões referenciais que os explicitam na materialidade textual, pela nominalização de predicações dos interlocutores ou ainda por inferências do analista. Concluímos que os tópicos metadiscursivos estampam a formulação textual intrinsecamente interativa assumida pela GTI, por serem voltados para a própria construção textual, e que apontar métodos de identificação dos referentes que são tópicos é reforçar o estatuto de referente de todo tópico discursivo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 021/2021-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Relação: dc.relationAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectGramática Textual-Interativa-
Palavras-chave: dc.subjectTópico discursivo-
Palavras-chave: dc.subjectReferente-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise tópica-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A ANÁLISE TEXTUAL FUNDAMENTADA NA CATEGORIA DO TÓPICO DISCURSIVO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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