Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Itajubá | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Aldo Peres Campos e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/0020739X.2024.2378191 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300844 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300844 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to characterise and understand the manifestation of critical mathematics consciousness (CMC) in the modelling process and the relationships that are established between mathematical modelling as a teaching methodology and the development of critical consciousness. Based on a contextualised topic of interest, the students produced mathematical models, and an improved analytical framework based on education for critical mathematical consciousness was used to analyse the interpretations and validations produced. In addition, a questionnaire was applied to ascertain consciousness at an individual level. The results show that the application of the analytical framework generated insights into the development of critical mathematics consciousness. Furthermore, it was noted that the use of questions seems to help in the development of mathematical modelling by deepening discussions and benefiting the development of CMC. This suggestion contributes to the evolution of CMC, through the reflection on social issues in the production of a model. It appears that mathematical modelling is favourable to the manifestation of CMC. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Puras e Aplicadas Universidade Federal de Itajubá | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Matemática Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Matemática Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual de São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Mathematical Education in Science and Technology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical consciousness | - |
Palavras-chave: dc.subject | critical mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | differential equations | - |
Palavras-chave: dc.subject | mathematical modelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | social justice pedagogy | - |
Título: dc.title | Mathematical modelling: a methodology favourable to the manifestation of critical mathematics consciousness | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: