Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pos-Graduate Program in Human Development and Technologies | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Serra, Anna Cláudia Sabino | - |
Autor(es): dc.creator | Orlando, Juliana Botinhon | - |
Autor(es): dc.creator | Scheicher, Marcos Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:16:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:16:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jbmt.2023.09.004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300836 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300836 | - |
Descrição: dc.description | Background: Human aging is a natural, biological, progressive, dynamic and complex process that involves morphological, physiological and social changes. Alterations such as decreased postural balance increase the risk of falls and exercise has shown benefits. One of the possible exercise modalities for this population is Pilates. Objectives: To investigate the effects of Pilates on parameters of static and dynamic postural balance in older women. Methods: Women aged 60 years or over were evaluated at three time points (pre-training, mid-training, and post-training). Postural balance was assessed using the Short Physical Performance Battery (SPPB), the Timed Up and Go test (TUG), and a force platform. The Pilates exercise protocol consisted of 16 sessions, twice a week, lasting 50 min each. Normality of the data was determined by the Shapiro-Wilk test. Repeated measures ANOVA followed by the Bonferroni post hoc test was used for comparison between assessments. Statistical significance was set at p ≤ 0.05. Results: Fourteen older women were included. Assessment on the force platform revealed no significant differences for most of the variables evaluated. There was a significant difference in SPPB scores and TUG times pre- and post-treatment (p < 0.001). Conclusion: Pilates training significantly improved dynamic postural balance evaluated by the TUG and SPPB but did not significantly improve static balance evaluated by the force platform, although the values have decreased in most assessments. | - |
Descrição: dc.description | Pos-Graduate Program in Human Development and Technologies, 1515 24A Avenue, Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy and Occupational Therapy São Paulo State University, 737 Hygino Muzzi Filho Avenue, Marília | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy and Occupational Therapy São Paulo State University, 737 Hygino Muzzi Filho Avenue, Marília | - |
Formato: dc.format | 11-17 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Bodywork and Movement Therapies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Older adults | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pilates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postural balance | - |
Título: dc.title | Influence of the pilates method on postural balance parameters in older women: An exploratory single-arm trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: