
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Zabel, Marília | - |
| Autor(es): dc.creator | Dos Santos Malheiros, Ana Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:29:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:29:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v37n76a19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300812 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300812 | - |
| Descrição: dc.description | This article is the result of an investigation that aimed to characterize the mathematical activities developed in the classroom and presented at the Regional Mathematics Fair of Rio do Sul (SC), to support an educational praxis. Considering the research qualitative approach, our material included the reports of experiences of four works presented at that fair and interviews with one of the exhibiting students of each of the works. The analysis of those materials was anchored in Paulo Freire's legacy, especially the notions of praxis and dialogue. In this process, we obtained four categories: 1) choice of the topic to be studied; 2) mathematization; 3) dialogue, collaboration, and involvement with the school community, and 4) action-reflection-Transformation. By interpreting the categories, we envisioned the possibility of an educational praxis in which students and educators make an initial world reading in the context of perception, develop mathematical knowledge to understand this reading, and aim for a collective transformative action. Furthermore, we reinforce the importance of events such as the mathematics fair for the promotion and dissemination of these activities. | - |
| Descrição: dc.description | Doutoranda em Educacao Matematica Pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Docente Do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rio do Sul | - |
| Descrição: dc.description | Doutora em Educacao Matematica Pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Docente Do Departamento de Matematica e Do Programa de Pos-Graduacao em Educacao Matematica IGCE UNESP, Rio Claro | - |
| Descrição: dc.description | Doutoranda em Educacao Matematica Pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Docente Do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rio do Sul | - |
| Descrição: dc.description | Doutora em Educacao Matematica Pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Docente Do Departamento de Matematica e Do Programa de Pos-Graduacao em Educacao Matematica IGCE UNESP, Rio Claro | - |
| Formato: dc.format | 773-796 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Activities at a mathematics fair: Possibilities for an educational praxis | - |
| Título: dc.title | Atividades na Feira de Matemática: possibilidades para uma práxis educative | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: