Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) | - |
Autor(es): dc.creator | Angeluci, Alan César Belo | - |
Autor(es): dc.creator | Passarelli, Brasilina | - |
Autor(es): dc.creator | Falandes, Carolina Gois | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Milena Possar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:20:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:20:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.47989/ir284645 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300804 | - |
Descrição: dc.description | Introduction. This study examined the media and information literacies of young Brazilians on their main profiles and Dix on Instagram during the Covid-19 pandemic. Method. A netnography (a variation of online ethnography) was conducted in three stages: participant observation, web scraping, and video interviews with young people aged 15 to 18 in the metropolitan region of São Paulo, following Bardin's Content Analysis. Analysis. Of the profiles analysed, 89.7% of the main ones were open, while all the Dix were closed. The use of hashtags in Dix occurred in only 8.3%, and the majority of profiles used the carousel feature, with 72.4% on the main profiles and 58.3% on Dix. The use of nicknames was less common on the main profiles (24.1%) compared to the majority of Dix (83.3%). Results. Young people strategically posted content on their main profiles, improving image quality with features and filters. In Dix, everyday posts, humour, and sensitive topics prevailed, with less image editing, anticipating the photo dump phenomenon. Conclusion. By managing these spaces, young people can assume different identities, with media and information literacies being important resources for their online practices and expression of feelings. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo (ECA-USP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FAAC-UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FAAC-UNESP) | - |
Formato: dc.format | 3-17 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Information Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | social media | - |
Título: dc.title | Jovens e os Stories do Instagram: estudo netnográfico durante a pandemia da Covid-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: