Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Ceuma | - |
Autor(es): dc.contributor | Inga Univ Ctr | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Paulo Roberto Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Fialho, Tiago | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Karina Maria Salvatore | - |
Autor(es): dc.creator | Cotrin, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Valarelli, Fabricio Pinelli | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Rudys Rodolfo de Jesus | - |
Autor(es): dc.creator | Gurgel, Julio de Araujo | - |
Autor(es): dc.creator | Pinzan-Vercelino, Celia Regina Maio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:59:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:59:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300800 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300800 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: The purpose of this cross-sectional study was to evaluate the association between clinician -assessed (actual) and self -assessed (perceived) dentofacial features and their association with bullying in schoolchildren. Methods: The sample comprised 519 schoolchildren aged 10 to 12 years old (235 boys and 284 girls) randomly selected from private and public schools. Clinical evaluations were performed to record dentofacial features, and the children were asked a self -reported questionnaire about their personal experience of bullying and perceived dentofacial features. Descriptive statistics (counts and percentages) as well as chi-square to analyze the association between variables were applied. Results: The results showed that 57.2 percent of the children reported being bullied, and the mainly perceived dentofacial features cited were: crooked teeth (46.3 percent), shape or color of teeth (45.5 percent), upper front teeth sticking out (43.8 percent), and having a gap between the teeth or having missing teeth (35.5 percent). Statistically significant associations between actual and perceived dentofacial features and involvement in bullying were observed for anterior crowding (P=0.01), anterior crossbite (P<0.001), lip competence (P=0.008), and anterior dental trauma (P=0.04). Conclusion: Some actual and perceived dentofacial traits are associated with bullying, so these features and the schoolchildren's compliances should be considered to determine the treatment need. (Pediatr Dent 2024;46(2):99-107) Received June 30, 2023 | Last Revision November 8, 2023 | Accepted November 13, 2023 | - |
Descrição: dc.description | Univ Ceuma, Sao Luis, MA, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Inga Univ Ctr, Dept Orthodont, Maringa, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | State Univ Sao Paulo, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | State Univ Sao Paulo, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 99-107 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Amer Acad Pediatric Dentistry | - |
Relação: dc.relation | Pediatric Dentistry | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | BULLYING | - |
Palavras-chave: dc.subject | MALOCCLUSION | - |
Palavras-chave: dc.subject | DIAGNOSTIC SELF EVALUATION | - |
Título: dc.title | Relationship Between Dentofacial Features and Bullying in Schoolchildren | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: