
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidad Autónoma de Baja California (UABC) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Costa Rica | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Coimbra | - |
| Autor(es): dc.creator | Jiménez-Maldonado, Alberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Antunes, Barbara Moura | - |
| Autor(es): dc.creator | Reyes, Rubén Avilés | - |
| Autor(es): dc.creator | Rentería, Iván | - |
| Autor(es): dc.creator | Blanco-Salazar, Alberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Moncada-Jiménez, José | - |
| Autor(es): dc.creator | Guevara, Isaac A. Chávez | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado-Parra, Juan Pablo | - |
| Autor(es): dc.creator | Lira, Fabio Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Fabrício Eduardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:21:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:21:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.physbeh.2025.114916 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300776 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300776 | - |
| Descrição: dc.description | High-intensity circuit training (HICT) is an exercise modality converging aerobic and resistance exercises executed at high-intensity interspersed by recovery periods. During the HICT, the participants use their body weight as resistance. The impact of HICT on metabolic and cardiovascular markers has been reported, the effect of HICT on brain function remains unknown. The current study was focus to evaluate the impact of 24 HICT sessions on the serum BDNF (sBDNF) levels and cognition skills in young adults. Fifteen college students (22.1 ± 5.3 yr.) were randomly assigned to a control (CTRL) (n = 7) or a HICT (n = 8) group. The CTRL group continued their daily activities without restricting their physical activities, the HICT group carried out 24 HICT sessions. The sBDNF levels of all participants pre- and post-HICT intervention were determined by ELISA method. Visual memory, verbal memory, semantic verbal fluency, and attention were evaluated with specific neuropsychological tests. The heart rate variability (HRV) was recorded at rest in the supine position (5 min) for both groups at the beginning of the HICT program and 24 h after the intervention. The sBDNF levels increased in both groups at the end of the study (p < 0.0001). Visual memory (delayed recall) and long-term verbal memory significantly improved after HICT (p < 0.01). The HRV was unchanged by HICT. In conclusion, HICT might be a feasible method to improve cognition abilities in active young adults, and it is becoming a good option for college students since the intervention did not induce physiological stress in the participants. | - |
| Descrição: dc.description | Facultad de Deportes Campus Ensenada Universidad Autónoma de Baja California (UABC), BC | - |
| Descrição: dc.description | Exercise and Immunometabolism Research Group Department of Physical Education São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Facultad de Ciencias Administrativas y Sociales Universidad Autónoma de Baja California (UABC), BC | - |
| Descrição: dc.description | Human Movement Sciences Research Center (CIMOHU) University of Costa Rica | - |
| Descrição: dc.description | Immunometabolism of Skeletal Muscle and Exercise Research Group Department of Physical Education Faculty of Science and Technology São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Centro de Investigação em Desporto e Atividade Física University of Coimbra | - |
| Descrição: dc.description | Exercise and Immunometabolism Research Group Department of Physical Education São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Immunometabolism of Skeletal Muscle and Exercise Research Group Department of Physical Education Faculty of Science and Technology São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Physiology and Behavior | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brain-derived neurotrophic factor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heart rate variability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | High-intensity circuit training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Verbal memory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual memory | - |
| Título: dc.title | High-intensity circuit training improves cognitive performance independent of changes in sBDNF levels in active college students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: