Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Inst Fed Educ Ciencia & Tecnol Parana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vandresen, Daniel Salesio | - |
Autor(es): dc.creator | Gelamo, Rodrigo Pelloso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:43:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:43:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1984644469936 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300741 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300741 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this text is to reflect on the teaching of philosophy in high school, questioning a certain use of representational discourse as a way of producing subjection relations and seeking to think of discourse as liberation through the attitude of cohabiting problems. This diagnosis is supported by a bibliographic review, covering the Foucauldian concepts of self-care and self-writing, as well as Pierre Hadot's ideas on ancient philosophy. The descriptive course of this work starts initially from the problematization of philosophical discourse as a diagnosis of two ways of doing philosophy: one, which is the representational discourse and the other, which is of a philosophy as a cohabitation of problems. Then, we developed the notion of writing the self as a way of stressing the relationship with oneself, with others and with the world, which contributes to thinking about philosophy as an exercise of the self, that is, as an attitude of restlessness, which makes from philosophical training, a problematization of everyday practices as a form of attention to the present and a less abstract relationship in teaching. Finally, we conclude that thinking about philosophical writing as a problematization of the self constitutes a way of freeing the individual from the subjection produced by the processes of a reproductive writing and, then, opening up to the encounter with the unusual, with the strange, with what makes us uneasy and causes us to change. | - |
Descrição: dc.description | Inst Fed Educ Ciencia & Tecnol Parana, Coronel Vivida, Parana, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 17 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Maria | - |
Relação: dc.relation | Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Care of yourself | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problems cohabitation | - |
Título: dc.title | The discourse and the event in the teaching of philosophy: notes on the notion of self-writing | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: