
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Loebler, Louise | - |
| Autor(es): dc.creator | Schefer, Maria Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:08:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:08:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e14974 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300729 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300729 | - |
| Descrição: dc.description | This article is the synthesis of the research, presented in 2022 at the Postgraduate Program in Education Professional Masters, at the State University of Rio Grande do Sul. The research sought to understand the story of four young people in the struggle for land. The production of data used the sewing of arpillleras, students of the Josue de Castro Institute of Education, located in Viamao, Rio Grande do Sul. The embroideries were named: Occupy, Resist, Produce and Conquer. The analyzes were motivated by legal documents and theorists such as: Frantz Fanon, Milton Santos, Paulo Freire, among others. The study showed that: a) students do not give up their own pedagogy, they update the demands for the guarantee of human rights to contemporary subjects in the field; b) young people produce knowledge based on their concrete realities; c) individual memories of struggles cannot be understood apart from Social Memories; d) Rural Education is the ballast for the concreteness of the settlement, and the encampment is the place where the seed of the school is planted; e) the production of arpilleras as a tool for analysis has been transformed into powerful records of stories, revealing the transforming power of Art-Education in the liberating perspective. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Ecol, Inst Biociencias IB, Ave 24 A,1515, BR-13506900 Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Dept Ecol, Inst Biociencias IB, Ave 24 A,1515, BR-13506900 Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 25 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Tocantins, Campus Tocantinopolis | - |
| Relação: dc.relation | Revista Brasileira De Educacao Do Campo-brazilian Journal Of Rural Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | arpillera | - |
| Palavras-chave: dc.subject | human rights | - |
| Palavras-chave: dc.subject | education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | rural education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | mst | - |
| Título: dc.title | <i>Arpillerando</i> with high school youth from a rural school- collective embroidery of the struggle for land | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: