Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Triângulo Mineiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda de Aquino Miranda, Jéssica | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa de Andrade, Pedro Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Henrique, Maria Eduarda Salum Aveiro | - |
Autor(es): dc.creator | Henrique de Souza Fonseca, Bruno | - |
Autor(es): dc.creator | Bazan, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Sande de Souza, Luciane Aparecida Pascucci | - |
Autor(es): dc.creator | José Luvizutto, Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:50:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:50:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/10749357.2024.2411878 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300706 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300706 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Transcranial direct current stimulation (tDCS) has a priming effect on post- stroke motor rehabilitation. Objective: We verified whether tDCS combined with task-specific training was superior to nonintervention, task-specific training, or simulated intervention in improving spatio-temporal gait parameters and functional mobility in stroke patients. Methods: We searched MEDLINE, EMBASE, CINAHL, Scopus, Cochrane Central, Web of Science, and LILACS for articles published until May 2024, using terms related to stroke, tDCS, and task-specific training. The risk of bias was assessed using the PEDro scale. The Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluation methodology was used to classify the certainty of the evidence for each outcome. Meta-analysis was performed using a random-effects model. Results: A total of 1,685 studies were identified, of which 18 were included in the qualitative analysis. Seven studies were included in the meta-analysis; all outcomes were classified as “very low quality.” Improvements in walking speed only were associated with tDCS combined with task-specific training (mean difference [MD], 0.06; 95% confidence interval [CI]: 0.04, 0.07; p < 0.001; I = 0%). There were no differences in other spatio-temporal gait parameters or functional mobility. Conclusion: This systematic review provides low-quality evidence that tDCS, in combination with task-specific training, increases speed in individuals after stroke. Both interventions, tDCS and task-specific training, are inexpensive and easy to implement; therefore, the mean estimate may be considered clinically worthwhile, although the CIs spans both clinically trivial and worthwhile effects. Registration: International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO; number CRD42023396021). | - |
Descrição: dc.description | Department of Applied Physical Therapy Federal University of Triângulo Mineiro, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurology Psychology and Psychiatry São Paulo State University Botucatu Medical School, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurology Psychology and Psychiatry São Paulo State University Botucatu Medical School, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Topics in Stroke Rehabilitation | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | locomotion training | - |
Palavras-chave: dc.subject | spatiotemporal gait analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stroke | - |
Palavras-chave: dc.subject | task-specific training | - |
Palavras-chave: dc.subject | transcranial direct current stimulation | - |
Título: dc.title | The effect of transcranial direct current stimulation combined with task-specific training on spatio-temporal gait parameters and functional mobility in individuals with stroke: a systematic review and meta-analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: