
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Chaves, Elisa Maria Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:51:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:51:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.31.141353 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300681 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300681 | - |
| Descrição: dc.description | The institutionalization and consequently the preservation of women's personal archives is quantitatively lower when compared to men's personal archives in archival institutions. In this way, this article aims to reflect on the ways in which the personal files of institutionalized women are made available. To this end, we will discuss the development of research instruments as a way of expanding access to these archives. The methodology was carried out through a literature review of a descriptive nature, examining articles and books published with relevance to the themes of personal files, women's personal files and research on institutional research instruments to compare the number of files considering the gender perspective. Although fewer in number, the accessibility of these archives enhances research on women, countering their historically permeated historical invisibility. This accessibility can be increased through the development of research instruments, but this must be linked to the uses of technology with the aim of greater dissemination. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 26 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Rio Grande Sul, Fac Biblioteconomia & Comunicacao | - |
| Relação: dc.relation | Em Questao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | personal archives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | women's files | - |
| Palavras-chave: dc.subject | research instruments | - |
| Título: dc.title | Research instruments for accessing women's archives | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: