Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Aberta | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Moretti, Andressa Algayer da | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Daniela Melare Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Aguinaldo Robinson de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:00:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:00:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n65.24565 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300549 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300549 | - |
Descrição: dc.description | Collaborative writing practices in Wikipedia occur organically by wikipedians in order to provide content the entries. In this study, the objective was to present through a case study, as an entry in Wikipedia, based on the collaborative writing practices, can be understood as an open educational resource for practices of internationalization and interculturality, in relation to scientific knowledge in Higher Education for the Teaching of Chemistry. The methodology adopted for this research was the case study according to the proposals of Ludke and Andre (1986) and, for the choice of the entry were adapted the criteria pre-established by Bolsarin (2017), adopting the entry atom analysis of excerpts from the Wikipedia page that showed evidence of content that signaled, through the collaborative writing practices, actions to promote internationalization and interculturality. This case study demonstrated that Wikipedia can function as an online tool to be used intentionally as a didactic and collaborative writing strategy by teachers aimed at providing experiences of internationalization and interculturality in classrooms, knowledge and scientific dissemination based on the principles of the concept of internationalization at home. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias, Programa Posgrad Educ Ciencia, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Aberta, Dept Educ & Ensino Distancia, Lisbon, Portugal | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Quim, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias, Programa Posgrad Educ Ciencia, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Quim, Campus Bauru, Bauru, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 21 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | internationalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | interculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | wikipedia | - |
Título: dc.title | COLLABORATIVE PRACTICES IN WIKIPEDIA: INTERNATIONALIZATIONAND INTERCULTURALITYIN CHEMISTRY TEACHING | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: