Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Kanashiro, Mônia Daniela Dotta Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Junior, Klaus Schlünzen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:58:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:58:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.411 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300472 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300472 | - |
Descrição: dc.description | This study sought to analyze how elementary school teachers can use an authoring tool in practices based on the Constructionist, Contextualized and Significant approach, considering the knowledge of the TPACK model, related to the technological, pedagogical and teacher knowledge base. The action-research qualitative, started from the production of a semi-presential course applied to nine teachers. The data emerged from the observation of forums, educational materials and a self-assessment questionnaire. There was a satisfactory appropriation of the authoring tool by eight teachers; six materials created included the approach satisfactorily. Two proposals didn't include pedagogical knowledge of the TPACK model. The importance of the student's centrality in the practice planning process was evidenced and it was observed that the Constructionist, Contextualized and Significant approach has the potential to promote learning according to the TPACK model, however, he needs to consider the approach so that the integration of his knowledge is fully realized. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP Multimídia Educacional, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista-UNESP Departamento de Estatística e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP Multimídia Educacional, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista-UNESP Departamento de Estatística e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 81-113 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Pesquisa Qualitativa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | CCS approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Years of Elementary School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technologies in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | TPACK | - |
Título: dc.title | CONTINUED TEACHER TRAINING FOR AUTHORSHIP BASED ON THE TPACK MODEL AND CONSTRUCTIVE, CONTEXTUALIZED AND SIGNIFICANT APPROACH | - |
Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA AUTORIA BASEADA NO MODELO TPACK E NA ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA, CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: