Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dirección Regional de Ucayali | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto Florestal de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Escuela Profesional de Ingeniería Forestal | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Nacional Intercultural de la Amazonía | - |
Autor(es): dc.creator | Revilla-Chávez, Jorge M. | - |
Autor(es): dc.creator | de Moraes, Marcela A. | - |
Autor(es): dc.creator | Revilla-Macedo, Jorge J. | - |
Autor(es): dc.creator | Rengifo, Willian F. Vergaray | - |
Autor(es): dc.creator | Mego-Pérez, Jesús A. | - |
Autor(es): dc.creator | Saldaña-Dominguez, Henry S. | - |
Autor(es): dc.creator | Vigo-Ampuero, Emily S. | - |
Autor(es): dc.creator | Gonzales-Alvarado, Antony C. | - |
Autor(es): dc.creator | Manturano-Pérez, Rubén D. | - |
Autor(es): dc.creator | Casas-Reátegui, Rubén | - |
Autor(es): dc.creator | Mori-Vasquez, Jorge A. | - |
Autor(es): dc.creator | Sebbenn, Alexandre M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17268/sci.agropecu.2024.030 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300435 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300435 | - |
Descrição: dc.description | The speed of growth in height of Swietenia macrophylla stands out in terms of resistance to attack by the Hypsipyla grandella borer and the selection of fast-growing families can make commercial plantings viable. The characters height, diameter, number of leaves and stem form of trees from 4 families of S. macrophylla, aged 47.5 months, planted in Ucayali, Peru, were used to investigate the possibility of selecting fast-growing genotypes. The average heritability (h2m) and selective accuracy (Acprog) between families were moderate for total height (Ht: h2m: 0.407; Acprog: 0.638) and commercial height (Hc: h2m: 0.472; Acprog: 0.687), in addition to Hc positively correlating with susceptibility to the drill attack. The stem form showed statistical differences between families and great h2m (0.984) and Acprog (0.921). The genetic (rg) and phenotypic (rf) correlations between traits showed that a selection of individuals with greater heights will generally result in greater growth in diameter, number of leaves and better stem form. The study highlights the importance of selecting families with fast growth in height and straight stems to enable, improve the quality and increase the productivity of commercial plantations with the species. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Investigaciones de la Amazonia Peruana-IIAP Dirección Regional de Ucayali, Carretera Federico Basadre Km. 12,400, Yarina Cocha | - |
Descrição: dc.description | Programa de Posgrado em Agronomia Doctorado em Agronomia Universidad Estadual Paulista (UNESP) Facultad de Ingeniería, Ilha Solteira, CP 31, Estado de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto Florestal de São Paulo, CP 1322, Estado de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidad Nacional de Ucayali Facultad de Ciencias Forestales y Ambientales Escuela Profesional de Ingeniería Forestal, Carretera Federico Basadre km 6,200, Ucayali | - |
Descrição: dc.description | Universidad Nacional Intercultural de la Amazonía | - |
Descrição: dc.description | Programa de Posgrado em Agronomia Doctorado em Agronomia Universidad Estadual Paulista (UNESP) Facultad de Ingeniería, Ilha Solteira, CP 31, Estado de São Paulo | - |
Formato: dc.format | 409-417 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Scientia Agropecuaria | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | amazon | - |
Palavras-chave: dc.subject | familias | - |
Palavras-chave: dc.subject | genetic correlations | - |
Palavras-chave: dc.subject | heritability | - |
Palavras-chave: dc.subject | mahogany | - |
Título: dc.title | Correlations, genetic and phenotypic parameters in quantitative and qualitative traits of Swietenia macrophylla in Ucayali, Peru | - |
Título: dc.title | Correlaciones, parámetros genéticos y fenotípicos en rasgos cuantitativos y cualitativos de Swietenia macrophylla en Ucayali, Perú | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: