Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, Jose Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Matheus Estevao Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, Priscila Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:54:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:54:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e16076 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300428 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300428 | - |
Descrição: dc.description | This study addresses some theoretical and practical implications of the National Common Curricular Base (BNCC) for the development of pedagogical work in the field of early childhood education. Starting from an analysis of the state of the art with regard to the difficulties of teachers and students for educational action in this instance of basic education, it indicates elements for the debate that are aimed at explaining the problems listed and forwarding a process of constitution of learning subjects in early childhood education. This is a bibliographical research and documental analysis whose results show the difficulties of the basic school culture for overcoming the handling of didactic situations still strongly marked by the disregard of cultural diversity, by the association of models and by the dichotomy between caring and educating. It points to the theoretical construct of the cultural-historical perspective as a search for guidance for the realization of a broad process of production of meanings and negotiation of meanings of teaching and learning, in general, and Mathematics, in particular. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, FFC, Programa Posgrad Educ, Campus Marilia Ave Higino Muzzi Filho 737, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, FFC, Programa Posgrad Educ, Campus Marilia Ave Higino Muzzi Filho 737, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 27 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Tocantins, Campus Tocantinopolis | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira De Educacao Do Campo-brazilian Journal Of Rural Education | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | production of senses | - |
Palavras-chave: dc.subject | negotiation of meanings | - |
Título: dc.title | Early Childhood Education at BNCC: challenges to the consolidation of learning and development rights | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: