
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Medina, Camila | - |
| Autor(es): dc.creator | Domiciano, Cassia Leticia Carrara | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferrari, Deborah Viviane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.51358/id.v18i1.834 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300267 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300267 | - |
| Descrição: dc.description | Heuristic evaluation is an inspection method carried out by experts with objective of identifying problems in an interface, based on user’s needs and needs. It is based on practical knowledge and ongoing daily experience that can be applied to print media. Thus, the aim of this study was to evaluate, from the design perspective, a manual of hearing aids, previously analyzed by audiologists, elaborated according to the principles of Inclusive Graphic Design and Information Design. Five experienced designers participated in this evaluation, according to three phases: 1) preparation; 2) data collection and interpretation; and 3) consolidation and reporting of results. The evaluation had an online questionnaire, with questions related to design of each page of manual and 5 questions about guiding parameters for construction of it. The results show that average score obtained by manual pages was 3.7 (on a scale from one to five), considering it “efficient”. According to the evaluation of parameters, mean was 7 (on a scale from one to ten), organization of information obtained grade 7.4, typography, 6.6, layout 7 and illustrations 6. The overall quality of manual was classified with an average of 7.6. Thus, some comments were of great value and resulted in changes in project, especially regarding typography and organization of information. Evaluations of this nature demonstrate need to investigate graphic design aspects with professionals with practical and academic experience to detect possible flaws in the project. | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura Artes Comunicação e Design-Universidade Estadual Paulista – FAAC-UNESP, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo – FOB-USP, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura Artes Comunicação e Design-Universidade Estadual Paulista – FAAC-UNESP, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | InfoDesign | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hearing aids | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heuristic Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Graphic Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information Design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instruction Manual | - |
| Título: dc.title | What do expert designers think? Heuristic evaluation of an inclusive instruction manual for people with hearing impairment | - |
| Título: dc.title | O que pensam os designers especialistas? Avaliação heurística de um manual de instrução inclusivo para indivíduos com deficiência auditiva | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: