Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Wageningen University | - |
Autor(es): dc.creator | Meirelles, Flávia Constantino | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Adailza Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Gonzaga, Alex Rangel | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Anderson Prates | - |
Autor(es): dc.creator | van der Werf, Wopke | - |
Autor(es): dc.creator | Bastiaans, Lammert | - |
Autor(es): dc.creator | Arf, Orivaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Leandro Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:37:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:37:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s42106-024-00294-3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300263 | - |
Descrição: dc.description | Legumes can be integrated into cereal crop systems as a service crop to fix nitrogen, support cereal grain quality, and provide fodder for animals. However, competitive effects on cereal crop yields need to be avoided as much as possible. Here, we study the effect of seven legume species on yield, yield components and grain quality of rice, in dependence of the relative sowing time of the legume and the spatial configuration of the intercrop. In the first year, legume species were sown simultaneously with rice as well as at 25 days after rice emergence (DARE). Based on the first year, legume species were only sown at 25 DARE in the second year, but in two spatial configurations: alternate and double row design. Rice grain yield and total dry mass were negatively associated, showing the difficulty in obtaining an increased biomass production without giving in on rice grain yield. There are legumes species (Crotalaria spectabilis, jack bean and dwarf pigeon pea) that compete more with upland rice than others and legumes sowing at 25 DARE and in double rows reduces this competitive effect. Overall, upland rice intercropped with C. breviflora presented a higher total dry mass production than sole rice, without affecting grain yield. The crude protein content of rice grains was higher in intercrops in which grain yield was reduced by legumes due to the dilution effect. The adjustments in sowing time and spatial arrangement increased the range of legume species that can be used to promote ecological benefits without negatively affecting rice yield and quality, enabling diversification of species and biomass in the same area, associating food production with the benefits of the legume ecosystem services. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | School of Agricultural and Veterinary Sciences São Paulo State University (UNESP), Via de Acesso Prof. Paulo Donatto Castellane, km 5, s/n, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Centre for Crop Systems Analysis Wageningen University, Droevendaalsesteeg 1 | - |
Descrição: dc.description | School of Engineering São Paulo State University (UNESP), Zona Norte, Rua Monção, 226, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | School of Agricultural and Veterinary Sciences São Paulo State University (UNESP), Via de Acesso Prof. Paulo Donatto Castellane, km 5, s/n, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | School of Engineering São Paulo State University (UNESP), Zona Norte, Rua Monção, 226, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 142493/2018-0 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: Finance code 001 | - |
Formato: dc.format | 161-174 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Plant Production | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cover crops | - |
Palavras-chave: dc.subject | Double rows design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecosystem services | - |
Palavras-chave: dc.subject | no-tillage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oryza sativaL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polyculture | - |
Título: dc.title | Relative Sowing Time and Spatial Arrangement in Upland Rice/Legume Intercropping Systems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: