Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Salamanca | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Stephanie Cerqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Macena, Isabela Correa | - |
Autor(es): dc.creator | Jorente, Maria Jose Vicentini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.31.141531 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300260 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300260 | - |
Descrição: dc.description | Collaborative environments on the Web, such as Wikipedia, are configured as spaces of participatory culture that reflect social dimensions. Through their themes and gender gaps, they emphasize the confluence with the agendas of women's museums, which provide opportunities for sharing, accessing, and preserving women's memories. In this sense, Information Science, in its post-custodial paradigm, offers a theoretical framework to develop strategies whose application integrates information and the social. Thus, the objective of this article is to analyze the Wikipedia platform as a potential collaborative resource for the visibility of women's museums. The research is descriptive-exploratory in nature, qualitative-quantitative, structured by a literature review and the phases of the Design Thinking methodology (inspiration, ideation, and implementation), based on a universe of 155 women's museums. The results demonstrated that the interrelation between women's museums and Wikipedia is capable of potentiating and giving visibility to the important theme of women's memory, as well as promoting discussions on contemporary sociocultural issues. Furthermore, it was evidenced that the post-custodial perspectives of Information Science are important concepts for digital-virtual strategies that involve sociocultural, technological, and scientific characteristics. It is concluded that there are ways to expand the visibility of women's museums, through proposals that use Wikipedia as a resource for accessing and sharing information, as well as for community participation. Therefore, various aspects of women's memory can be incorporated into the planning of information and communication processes, aiming at their importance in contemporary sociocultural issues. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Salamanca, Salamanca, Spain | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 24 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Rio Grande Sul, Fac Biblioteconomia & Comunicacao | - |
Relação: dc.relation | Em Questao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | women's museums | - |
Palavras-chave: dc.subject | gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | post-custodial paradigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipedia | - |
Palavras-chave: dc.subject | technology and information | - |
Título: dc.title | Museums, gender and Wikipedia: postcustodial perspectives of Information Science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: