
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Federal University of Piaui | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Central Florida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Federal University of Piauí (UFPI) | - |
| Autor(es): dc.creator | Panissa, Valéria L.G. | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Larissa K. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Priscila A.Q. | - |
| Autor(es): dc.creator | Fukuda, David H. | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Fabrício E. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.appet.2023.107155 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300229 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300229 | - |
| Descrição: dc.description | Purpose: The effects of exercise on appetite have recently been systematically evaluated with a focus on endurance training (ET). However, resistance training (RT) may induce different adaptations than ET. This scoping review aimed to examine the acute and chronic effects of isolated RT and comparisons with other exercise modalities on appetite-related variables and energy intake. Results: 17 acute studies were identified, six examining isolated RT, while 11 focused on RT intensity, amount of exercise, targeted muscle groups, or comparison with ET and combined training (RT plus ET; CT). Nine chronic studies were identified. Three investigated isolated RT vs control and six manipulated the amount of RT exercise, types of RT, or comparison with ET and CT. Conclusions: Acute RT compared to control conditions appears to induce responses favoring appetite inhibition. While the amount of RT exercise may acutely play a role in the suppression of appetite, while ET seems to have more potential to suppress appetite. Chronic RT does not seem to stimulate compensatory mechanisms; however, there is not clear evidence regarding the role of RT intensity or other exercise modalities. Chronic ET and CT may be more prone to favor appetite inhibition than RT. More comprehensive evaluations including the exploration of multiple appetite-related factors are needed for future studies. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Exercise and Immunometabolism Research Group Department of Physical Education Faculty of Sciences and Technology Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Department of Obstetrics and Gynecology Faculty of Medical Sciences University of Campinas | - |
| Descrição: dc.description | Student at Graduate Program in Science and Health Federal University of Piaui, PI | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Exercise Physiology and Rehabilitation Science University of Central Florida | - |
| Descrição: dc.description | Immunometabolism of Skeletal Muscle and Exercise Research Group Department of Physical Education Faculty of Science and Technology Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Professor at Graduate Program in Science and Health Federal University of Piauí (UFPI), PI | - |
| Descrição: dc.description | Professor at Graduate Program in Movement Science Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Exercise and Immunometabolism Research Group Department of Physical Education Faculty of Sciences and Technology Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Immunometabolism of Skeletal Muscle and Exercise Research Group Department of Physical Education Faculty of Science and Technology Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Professor at Graduate Program in Movement Science Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Appetite | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desire to eat | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fullness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gastrointestinal hormone | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hunger | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Strength training | - |
| Título: dc.title | The impact of acute and chronic resistance training on appetite and energy intake: A scoping review examining resistance exercise and comparisons with other exercise modalities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: