Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Rossi, Natalia Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Kriscia Gobi | - |
Autor(es): dc.creator | Giacheti, Celia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:47:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:47:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300149 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To investigate if the narrative score of the ProNOH protocol allows for discriminating age groups, as well as its relation with the global coherence level of the story. The performance of preschool and schoolchildren on the macrostructure aspects. Methods: Participants were 97 preschoolers and schoolchildren with typical language development, aged between five and 12 years old, and both sexes who attended public schools. The Protocolo de Avalia & ccedil;& atilde;o da Narrativa Oral de Hist & oacute;ria (ProNOH) (Protocol for the Evaluation of Oral Storytelling) was applied and the narrative score in the macrostructure dimension was calculated with story grammar elements. These same story elements were used to obtain the global coherence level of the story, as proposed by Spinillo and Martins (1997). Results: A statistically significant difference was found between age groups, mainly between the borderline ages of 5-6 years, 7-8 years, 9-10 years, and 11-12 years. Positive and statistically significant correlations were found between the narrative score and global coherence and age, as well as between the narrative score and global coherence. Conclusion: The protocol proved to be useful for identifying the repertoire of typical story grammar elements as an objective measure that differs in oral narrative across age groups. The results also indicate that the narrative score can provide an idea about the global coherence of the story, although this value does not replace a specific analysis. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Fac Filosofia & Ciencias Marilia, Programa Posgrad Fonoaudiol, Ave Higyno Muzzi Filho 737, BR-17525000 Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos UFSCar, Inst Nacl Ciencia & Tecnol Comportamento Cognicao, Sao Carlos, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Fac Filosofia & Ciencias Marilia, Dept Fonoaudiol, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Fac Filosofia & Ciencias Marilia, Programa Posgrad Fonoaudiol, Ave Higyno Muzzi Filho 737, BR-17525000 Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Fac Filosofia & Ciencias Marilia, Dept Fonoaudiol, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 8 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Soc Brasileira Fonoaudiologia | - |
Relação: dc.relation | Codas | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language Tests | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Título: dc.title | Performance of preschool and schoolchildren on the ProNOH protocol: macrostructure aspects | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: