Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Oregon | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Institute of Natural Sciences at the Federal University of Alfenas | - |
Autor(es): dc.creator | Meek, David | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Bernardo Mançano | - |
Autor(es): dc.creator | Coca, Estevan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:27:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:27:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1525/elementa.2024.00019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/300040 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/300040 | - |
Descrição: dc.description | This article focuses on the contested interconnections between affective labor, agroecological education, and territory in the state of Minas Gerais, Brazil.We understand territory to be both embodied, material and immaterial: whereas material territory signifies the physical morphology of landscapes, immaterial territory surrounds the landscape of ideas; both forms of territory are experienced and structured by affective labor. Drawing upon insights from the political ecologies of education and emotion as well as Brazilian agrarian geography, we explore how the politics of knowledge structure affective labor, and reciprocal contestations over material and immaterial territory.This article focuses on one of the most highly publicized and contested agrarian spaces in contemporary Brazil: the Quilombo Campo Grande community. Quilombo Campo Grande is a social movement territory organized and occupied by Brazil's LandlessWorkers' Movement (MST), the largest agrarian reform movement in Latin America. This community has existed since 1996, and is comprised of 11 encampments. Until 2020, Quilombo Campo Grande contained a federally recognized school, known as the Escola Estadual Eduardo Galeano. As part of an August 2020 federally mandated eviction order, the communities' school was destroyed by the state. Following extensive grassroots social mobilization, both domestically and internationally, the school was rebuilt, but transformed from a state school to a movement space, now known as the Regional Center for Agroecology. We analyze interviews with members of the MST's state and national education sectors, and educators within the Regional Center for Agroecology. Our results highlight how material and immaterial resources are mobilized to structure affective labor. They also underscore the ongoing and evolving conflict between material and immaterial territory, emphasizing that in Brazil agrarian reform and agroecological knowledge are in direct physical and ideological conflict with the territorial vision of agribusiness. | - |
Descrição: dc.description | Department of Global Studies University of Oregon | - |
Descrição: dc.description | State University of São Paulo (UNESP - Presidente Prudente) | - |
Descrição: dc.description | Institute of Natural Sciences at the Federal University of Alfenas | - |
Descrição: dc.description | State University of São Paulo (UNESP - Presidente Prudente) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Elementa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | MST | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political ecology of education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territory | - |
Título: dc.title | Agroecological education on contested ground: Brazil's Landless Workers' Movement and the politics of knowledge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: