Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bonatto, Juliana | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Natália Faloni | - |
Autor(es): dc.creator | Chacon, Lourenço | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:47:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:47:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20232022258en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299999 | - |
Descrição: dc.description | Within a linguistic-discursive framework, subject markers in a chain of utterances considered to be echolalia based on the recurring linguistic structure does X want Y? were investigated. This chain was produced during a speech therapy session by J., a female child, 10-years-old at the time of data collection, and with a speech-language pathology diagnosis of language disorder and a medical diagnosis of early psychosis. A set of linguistic fluctuations indicated a sliding of the subject position in the analyzed chain. Such fluctuations involved syntactic, lexical, semantic, morphological and prosodic elements. Discursively, the fluctuations left traces of a sliding of the subject position in the chain formed by these utterances, from a spoken subject (do you want Y?) to a speaking/desiring one (I want Y.). In this way, utterances considered echolalia can provide clues, via their linguistic fluctuations and discursive slippages, about the subject’s desire in their relationship with the O/other. Given this, although they do not emerge in a conventional way, such utterances can demonstrate possibilities for changes in subject position. A contribution of the present research for clinical practice involving language in therapeutic settings therefore, was to highlight a listening to utterances, which could be seen as connected/grounded in the speech of the other. In clinical practice involving language, it is possible to create space for new/other senses for utterances, to allow the constitution of the subject of/in language, based on utterances often interpreted as being devoid of subjectivity. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos Universidade Estadual Paulista - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia Universidade Estadual Paulista - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos Universidade Estadual Paulista - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 305639/2021-8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio de Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Echolalia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecolalia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonoaudiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language Disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech Therapy | - |
Título: dc.title | Subjective position sliding in utterances perceived as echolalic in a child with Language Disorder: a case study | - |
Título: dc.title | Deslizamentos de posição subjetiva em enunciados tidos como ecolálicos de uma criança com Distúrbio de Linguagem: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: