
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe | - |
| Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Fernanda Tamarozi | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva Cruz, Jheniffer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:59:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:59:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-33830-4_7 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299998 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299998 | - |
| Descrição: dc.description | This chapter aims to analyze data resulting from studies at the Master's level and scientific initiation that have been developed regarding the circulation of literary texts in the context of virtual exchange of the Teletandem Project (Telles, Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes, Campinas, 2009). More specifically, we intend to observe how reading and sharing these texts can contribute to enhance interactions and improve the process of teaching and learning Spanish language, as well as the training of Spanish teachers. As theoretical references, we support the basic principles of Teletandem and the mediation process in this context (Carvalho and Ramos, Revista Estudos Linguísticos 48(2):747-776, 2019); a cross-cultural perspective (Welsch, Transculturality - the puzzling form of cultures today. In: Fatherstone M, Lash S (eds) Spaces of culture: city, nation, world. Sage, London, 1999) and the humanizing function of literature (Candido, Ciência e Cultura 24(9):803-809, 1972) are also assumed, understood as a universal manifestation that transcends the boundaries of time and space. For its development, we used the qualitative methodology of interpretive character (Lüdke and André, Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, 2. E.P.U., São Paulo, 2013), focusing on the process of mediation of interactions. The data collected as well as their analysis come from questionnaires, recordings of interactions, and follow-up throughout the mediation process conducted among students of a Brazilian university in partnership with a Mexican university during the second semester of 2021. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Sciences Humanities and Languages | - |
| Formato: dc.format | 105-120 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Language, Culture and Literature in Telecollaboration Contexts | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literary texts | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning Spanish | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teletandem | - |
| Título: dc.title | Spanish teaching-learning process in the context of teletandem: Dialogues on literature | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: