Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Alessandra Nunes de | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Jetur | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida Junior, Oswaldo Francisco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:51:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:51:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2024.96931 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299979 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299979 | - |
Descrição: dc.description | Objective: This study addresses the importance of reading the book The Diary of Anne Frank in the context of information mediation and reading actions carried out in educational libraries, focusing on the promotion of human rights. The study aims to highlight how this reading can contribute to critical reflection on contemporary social challenges, such as diversity, inclusion, and combating discrimination. Methods: Qualitative and exploratory research was conducted based on an interpretative approach to information mediation, reading, and critical reference. The research was grounded in a literature review, centered on the work The Diary of Anne Frank, conceiving the information contained in this work as an instrument of emancipatory practice. Results: It consists of fostering actions that encourage reflective reading, enabling the understanding of Anne Frank's historical context and its relevance to contemporary social issues, especially those related to diversity and human rights. The aim is to create spaces for reflection with a didactic approach focused on the critical analysis of the work, aiming to fulfill the social function of reading in libraries. Conclusions It was interpretatively understood that reading The Diary of Anne Frank represents a historical testimony with multiple implications for the interpreting audience. It addresses a series of relevant topics that can be discussed in the context of reading, contributing to the formation of individual perspectives and the promotion of human rights. Information mediation and reading emerge as essential tools in library practices, enabling the establishment of dialogues, the promotion of awareness, and education in libraries for the sake of human rights and critical reflection on contemporary society. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Ciencia Informacao, Marilia, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Dept Ciencia Informacao, Marilia, Brazil | - |
Formato: dc.format | 26 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Catarina | - |
Relação: dc.relation | Encontros Bibli-revista Eletronica De Biblioteconomia E Ciencia Da Informacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | World reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anne Frank's Diary | - |
Título: dc.title | Information and Reading Mediation: An Analysis of the Book The Diary of Anne Frank | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: