
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreno Dias, Bruna | - |
| Autor(es): dc.creator | Giunta da Silva, Lúcia Marta | - |
| Autor(es): dc.creator | Hamamoto Filho, Pedro Tadao | - |
| Autor(es): dc.creator | Bollela, Valdes Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel, Carmen Silvia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:42:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:42:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.nepr.2024.104199 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299952 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299952 | - |
| Descrição: dc.description | Aim: To analyze the psychometric characteristics of items in the nursing inter-institutional progress testing for the years 2019, 2021, 2022 and 2023. Background: Progress testing is a validated method for evaluating professional undergraduate education, aimed at identifying knowledge gain in a continuous and progressive manner, with potential benefits for nursing education. However, for its results to be useful, the evaluation items used in the test must have good psychometric performance. Design: A cross-sectional study. Methods: A sample of 377 items (multiple-choice questions) was applied to 4678 students in four years of progress testing. The difficulty and discrimination indexes were analyzed using descriptive statistics, ANOVA and simple linear regression. Results: The average difficulty index of the test items ranged between 0.39 and 0.46. The areas of child and adolescent health, women's health and adult health had the most difficult items, while the areas of management, mental health and public health had the least difficult items. Discrimination index ranged from 0.35 to 0.43. There was a difference between discrimination index between the years of application (p < 0.001), with a significant increase in the discrimination index (p < 0.001) in the trend analysis. Students in the final years showed lower levels of difficulty and discrimination when compared with students in the initial years, demonstrating that the test is easier and there is less dispersion of performance among students in the final years. Conclusions: The items are not difficult and have good discrimination. A gradual annual increase in the discrimination index of the items was observed. This study provides useful information for the psychometric analysis and quality assurance of knowledge assessment items, both for the implementation of similar PT experiences and in the use of multiple-choice questions for other knowledge assessment purposes. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | University of São Paulo Ribeirão Preto College of Nursing | - |
| Descrição: dc.description | Federal University of São Paulo Paulista School of Nursing | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Botucatu Medical School | - |
| Descrição: dc.description | University of São Paulo Ribeirão Preto Medical School | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Botucatu Medical School | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/00554-8 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Nurse Education in Practice | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Baccalaureate | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formative feedback | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nursing faculty | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nursing students | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities | - |
| Título: dc.title | Development of qualified items for nursing education assessment: The progress testing experience | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: