Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Edinburgh Napier University | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Carolina Guardino | - |
Autor(es): dc.creator | De Grande, Fernando Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Tânia Marcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:34:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:34:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s10750-024-05506-5 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299914 | - |
Descrição: dc.description | Fiddler crabs have been used as model organisms in many laboratory and field studies. In their natural environment, social interaction with other fiddler crabs (conspecific or heterospecific) is recurrent, but manipulative studies involving these crabs as models are often performed with isolated individuals. The isolation of an animal can interfere in the behaviors recorded as response variables. Thus, the aim of this study was to evaluate whether the presence of other individuals affects the performance of behaviors of fiddler crabs Leptuca uruguayensis. We tested two hypotheses in the field: (1) the visual stimulus of the crab assemblage affects the activity of male fiddler crabs; and (2) the presence of other conspecific affects the activity of male fiddler crabs depending on the sexes of the individuals present. We found the activities of L. uruguayensis males mediated by social interactions does not depend exclusively on visual stimuli. Physical interaction with other conspecifics of both sexes enables the perception of stimuli which can influence the waving behavior of L. uruguayensis males. We suggest that behavioral studies with this model should consider the presence of other individuals. Understanding the behavioral complexity of a model organism contributes to more robust experiments with greater control of interfering variables. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Biological Sciences (Zoology) Bioscience Institute São Paulo State University - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Institute of Marine Science Federal University of São Paulo - IMar/UNIFESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Centre for Conservation and Restoration Science Edinburgh Napier University | - |
Descrição: dc.description | School of Applied Sciences Edinburgh Napier University | - |
Descrição: dc.description | Biosciences Institute São Paulo State University - UNESP, Coastal Campus, SP | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Biological Sciences (Zoology) Bioscience Institute São Paulo State University - UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Biosciences Institute São Paulo State University - UNESP, Coastal Campus, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/03369-9 | - |
Formato: dc.format | 3541-3552 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Hydrobiologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animal behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animal communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animal testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertidal zone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mangrove ecosystem | - |
Título: dc.title | Fiddler crabs can feel more than we think: the influence of neighbors on the activities of the fiddler crab Leptuca uruguayensis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: