Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Grande Dourados (UFGD) | - |
Autor(es): dc.contributor | Grande Dourados University Center (UNIGRAN) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos Lemes Lechuga, Karine Keyzy | - |
Autor(es): dc.creator | Caldara, Fabiana Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro Burbarelli, Maria Fernanda | - |
Autor(es): dc.creator | Odakura, Agnês Markiy | - |
Autor(es): dc.creator | dos Ouros, Caio César | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Rodrigo Garófallo | - |
Autor(es): dc.creator | Félix, Gisele Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | de Lima Almeida Paz, Ibiara Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira dos Santos, Viviane Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Braz, Jaqueline Murback | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:00:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:00:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/ani13233671 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299893 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study was to evaluate the effects of tactile stimuli and music during daily milking on the productive, physiological, well-being, and health parameters of dairy cows. The experiment, which lasted 39 days, was conducted on a commercial farm with forty crossbred cows (age: 36 to 42 months; weight: 350 to 400 kg) distributed in a completely randomized design (2 × 2) via the following treatments: (Con)—cows not exposed to stimuli, (Tac)—cows exposed to tactile stimuli before milking, (Mus)—cows exposed to music during milking, (Tac+Mus)—cows exposed to both stimuli. In this study, classical music with a slow (75 to 107 BPM) and moderate tempo (90 to 100 BPM) was played, and tactile stimuli was provided manually using a flexible stick in the posterior region and udders of the cows. Cows not exposed to any of the stimuli had up to 41% higher residual milk quantity compared to those exposed to one of or both of the stimuli. The sound stimulus promoted an increase in milk letdown before the start of milking. Cows exposed to stimuli showed higher serotonin levels, indicating a beneficial effect on animal well-being. However, cows exposed to pre-milking tactile stimuli showed an increase in somatic cell count. Combining both techniques may have positive effects on milk productivity and well-being. However, using music alone may be more recommendable as it does not pose health risks. | - |
Descrição: dc.description | School of Agricultural Science (FCA) Federal University of Grande Dourados (UFGD), MS | - |
Descrição: dc.description | Veterinary Sciences Grande Dourados University Center (UNIGRAN), MS | - |
Descrição: dc.description | Department of Animal Production School of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ) São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | School of Veterinary Medicine and Animal Science (FAMEZ) Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), MS | - |
Descrição: dc.description | Department of Animal Production School of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ) São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Animals | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | dairy cattle | - |
Palavras-chave: dc.subject | environmental enrichment | - |
Palavras-chave: dc.subject | human–animal interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | serotonin | - |
Título: dc.title | Music and Tactile Stimuli during Daily Milking Affect the Welfare and Productivity of Dairy Cows | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: