
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Educacional e Tecnológica | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Luiza Destefani | - |
| Autor(es): dc.creator | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | de Oliveira Batista, Josiel | - |
| Autor(es): dc.creator | Bicho, José Sávio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:15:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:15:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.7160 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299872 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299872 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Mathematical literacy has been thematised in our studies by the importance of the initial ideas of mathematics in school paths. In this investigative path, the phenomenon of mathematics-literacy-from-Montessori-perspective stood out. Objectives: To answer the question: What is this, mathematical literacy from Montessori's perspective? Design: Research of a theoretical nature, with a hermeneutic study of three works by Montessori closest to the phenomenon: The Discovery of the Child, Psychoarithmetic and Psychogeometry. After successive readings, we highlighted in each work excerpts that approached the question, calling them Units of Meaning (UM). Each UM was interpreted in dialogue with the work itself and other relevant authors. In all, 84 UMs were evidenced, which converged to 15 core ideas (CI). Placing all these CI side by side and asking what they said in the light of the guiding question, they enabled new convergence movements, evidencing basic characteristics of the phenomenon and geometry revealed itself as one of the guiding threads of mathematics teaching that aims at students' learning. Setting and Participants: The theoretical study analysed the three works mentioned above. Data collection and analysis: The works that were closest to the highlighted phenomenon were selected and analysed hermeneutically. Results: The movement of understanding geometry, emerging from a larger study, clarifies Montessori's understanding of the arithmetic-algebra-geometry triad, with a strong appeal to sensations and perception, emphasising the use of manipulative material, and with sequences that privilege abstractions. Conclusion: Knowing Montessori's pedagogical proposal favours expanding teaching knowledge about mathematical literacy, woven in the close connection between methodologies, manipulative materials, articulation of mathematics, and teaching posture. | - |
| Descrição: dc.description | UTFPR Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica, Paraná | - |
| Descrição: dc.description | UFPR Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e UNIFESSPA Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá, Pará | - |
| Descrição: dc.description | UNESP/Ilha Solteira Faculdade de Engenharia e UNIFESSPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pará | - |
| Descrição: dc.description | UNESP/Ilha Solteira Faculdade de Engenharia e UNIFESSPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pará | - |
| Formato: dc.format | 504-536 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Acta Scientiae | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Montessori | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
| Título: dc.title | Movement of understanding of mathematical literacy from Montessori's perspective: an approach to the teaching processes of Geometry | - |
| Título: dc.title | Movimento de compreensão da alfabetização matemática na perspectiva de Montessori: uma abordagem para os processos de ensino da geometria | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: