Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad de León | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Carrillo, Juan F. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Ortega, Zaida | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Diego J. | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Cynthia P. A. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:52:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:52:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s00265-024-03468-1 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299811 | - |
Descrição: dc.description | Communication during parental care is important in the context of offspring defence and parent-offspring recognition. In aquatic environments, chemical communication is usually the most effective and plays different roles in parental behaviour in many groups of animals. Attending females of some Neotropical anurans (Leptodactylus) lead entire schools of tadpoles through the water. However, little is known about how attending females communicate with the tadpoles or whether this communication is mother-offspring specific. We therefore conducted behavioural experiments with Leptodactylus podicipinus to address these questions. Initially, we investigated how visual, tactile, and chemical stimuli from attending females affect the aggregation behaviour of tadpoles. Next, we compared the effects of the chemical stimulus from attending females with those from other conspecifics (non-attending females and males) on schooling behaviour. Finally, we tested whether tadpoles preferred to be aggregated next to familiar attending females instead of unfamiliar ones. Our results indicated that only the chemical stimulus from attending females, and not visual or tactile, increased the time that tadpoles remained aggregated. The chemical stimuli from non-attending females and males did not affect tadpoles’ behaviour. However, contrary to our expectations, we did not find a school preference for familiar attending females. Our study is the first showing that chemical stimulus is important for mother-tadpole communication in a Leptodactylus species, playing a crucial role in tadpole aggregation and attraction. Future studies including other species should address the nature of the chemical compounds and their role, if any, in kin recognition in these frogs with aquatic maternal care. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Deutsche Gesellschaft für Zahn-, Mund- und Kieferheilkunde | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação Instituto de Biociências Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Cidade Universitária, Mato Grosso do Sul | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Biodiversidad y Gestión Ambiental Universidad de León, Campus Vegazana | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal FCAV Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Professor Paulo Donato Castelane S/N | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal FCAV Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Professor Paulo Donato Castelane S/N | - |
Descrição: dc.description | CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | CAPES: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Deutsche Gesellschaft für Zahn-, Mund- und Kieferheilkunde: FEDER EU | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul: Fundect | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Behavioral Ecology and Sociobiology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kin recognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leptodactylus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maternal care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parent-offspring interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tadpole schooling | - |
Título: dc.title | Mother-offspring chemical communication and tadpole aggregation in a neotropical foam-nesting frog | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: