
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Health and Podiatry Group | - |
| Autor(es): dc.contributor | Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa-Lisboa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Physiotherapy and Podiatry | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Social Work and Public Health | - |
| Autor(es): dc.contributor | Safety and Health Postgraduate Programme | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva-Migueis, Helena | - |
| Autor(es): dc.creator | Martínez-Jiménez, Eva María | - |
| Autor(es): dc.creator | Casado-Hernández, Israel | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Adriano | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Ana Júlia | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Rodrigo Brandão | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardes, João Marcos | - |
| Autor(es): dc.creator | López-López, Daniel | - |
| Autor(es): dc.creator | Gómez-Salgado, Juan | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:42:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:42:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1806-9282.20230924 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299801 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299801 | - |
| Descrição: dc.description | OBJECTIVE: The objective of this study was to investigate the relationship between upper limb kinetics and perceived fatigability in elderly individuals during an upper limb position sustained isometric task. METHODS: A total of 31 elderly participants, 16 men (72.94±4.49 years) and 15 women (72.27±6.05 years), performed a upper limb position sustained isometric task. Upper-limb acceleration was measured using an inertial measurement unit. Perceived fatigability was measured using the Borg CR10 scale. RESULTS: Higher mean acceleration in the x-axis throughout the activity was associated with higher final perceived fatigability scores. Moderate correlations were observed between perceived fatigability variation and mean acceleration cutoffs in all axes during the second half of the activity. In women, significant correlations were found between all perceived fatigability cutoffs and mean acceleration in the y- and x-axes. However, in men, the relationships between perceived fatigability variation and mean acceleration were more extensive and stronger. CONCLUSION: The acceleration pattern of the upper limb is linked to perceived fatigability scores and variation, with differences between sexes. Monitoring upper limb acceleration using a single inertial measurement unit can be a useful and straightforward method for identifying individuals who may be at risk of experiencing high perceived fatigability or task failure. | - |
| Descrição: dc.description | University of A Coruña Faculty of Nursing and Podiatry Industrial Campus of Ferrol Research Health and Podiatry Group Department of Health Sciences | - |
| Descrição: dc.description | Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa-Lisboa Department of Physiotherapy | - |
| Descrição: dc.description | Complutense University of Madrid Faculty of Nursing Physiotherapy and Podiatry | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Department of Public Health Graduate Program in Collective/Public Health Botucatu Medical School, SP | - |
| Descrição: dc.description | University of Huelva Faculty of Labour Sciences Department of Sociology Social Work and Public Health | - |
| Descrição: dc.description | Espíritu Santo University Safety and Health Postgraduate Programme | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Department of Public Health Graduate Program in Collective/Public Health Botucatu Medical School, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Revista da Associacao Medica Brasileira | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accelerometry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aged | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercise therapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fatigue | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Symptom assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Upper extremity | - |
| Título: dc.title | Assessment and indicators of kinematic behavior and perceived fatigability | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: