
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Brasilia | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Fernanda Lyrio | - |
| Autor(es): dc.creator | Regnault, Fabiana Giuseppina Di Campli | - |
| Autor(es): dc.creator | Grizzo, Isabella Claro | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Daiana da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Fragelli, Camila | - |
| Autor(es): dc.creator | Leal, Soraya Coelho | - |
| Autor(es): dc.creator | Honório, Heitor Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Rios, Daniela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:24:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:24:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/ipd.13127 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299741 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299741 | - |
| Descrição: dc.description | Background: There is no consensus on which molar incisor hypomineralization (MIH) indices are more suitable for epidemiological surveys. Aim: To compare the operational aspects and diagnostic ability of the MIH index (simplified/MIH_s and extended/MIH_e) with the MIH-Severity Scoring System (MIH-SSS) in classifying and diagnosing MIH. Design: This cross-sectional study assessed the indices in a homogeneous group of 680 6- to 10-year-old schoolchildren in Bauru, Brazil, who had at least one first permanent molar, ensuring consistent conditions. Followed by toothbrushing, the children seated on school chairs were examined by the two calibrated researchers under artificial lighting, using mouth mirror and WHO probe, and chronometer recording the duration of examinations. Results: The prevalence of MIH was 24.7%. The most common characteristic of MIH was demarcated opacity, with a prevalence of 81.7% and 85.45% according to the MIH_s and the MIH-SSS, respectively. A positive association was observed among the MIH_s, the MIH_e, and the MIH-SSS (chi-squared test; p <.01). The MIH-SSS demonstrated a shorter average application time than both versions of the MIH index (ANOVA/Tukey; p <.05). Additionally, fluorosis was found to be the most prevalent among other developmental defects of enamel, with a prevalence of 38.38%. Conclusion: All systems effectively diagnosed MIH and its characteristics. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Pediatric Dentistry Orthodontics and Public Health Bauru School of Dentistry University of São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Morphology and Children's Clinic Department Araraquara Dental School São Paulo State University – UNESP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Dentistry School of Health Science University of Brasilia | - |
| Descrição: dc.description | Morphology and Children's Clinic Department Araraquara Dental School São Paulo State University – UNESP | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 304405/2018-3 | - |
| Formato: dc.format | 313-320 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of Paediatric Dentistry | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | epidemiological surveys | - |
| Palavras-chave: dc.subject | epidemiology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MIH index | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MIH-SSS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | molar incisor hypomineralization | - |
| Título: dc.title | Comparison between two molar incisor hypomineralization detection criteria in epidemiological surveys | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: