
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Salento | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Leone, Paola | - |
| Autor(es): dc.creator | Aranha, Solange | - |
| Autor(es): dc.creator | Spatti Cavalari, Suzi Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:52:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:52:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4000/alsic.6459 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299709 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299709 | - |
| Descrição: dc.description | This investigation aims to analyze what Brazilian participants say about teletandem interaction in their diaries and how (or if) they reflect upon it. Data are elicited from 350 diaries written in English and stored in MulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (Aranha & Lopes, 2019) and compiled by 333 fragments of text in which the most frequent word, interaction, (Leone et al., ongoing) occurs. The analytical framework is based on Moon ' s (2004) reflective writing and Garcia et al. (2017)'s proposal of metacognitive operations. Results reveal that 41% of the fragments featured mere descriptions of the events that occurred during the interaction, while most (59%) of them presented some degree of reflection. In our data, reflection seems to be based on: (i) the assessment of the interaction, in line with Garcia et al. (2017)' s proposal that assessment represents a frequent metacognitive operation; (ii) recognition of different elements that are relevant for language learning in teletandem, ie, partner's collaboration and task specificities. Our findings also indicate that the other metacognitive operations (setting goals, planning, selecting resources, managing emotions) support or motivate the judgments made by learners. This finding corroborates the notion proposed in other research (Moon, 2004, 2010) that writing diaries may promote reflection, which is a fundamental aspect of autonomous learning. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Salento, Dipartimento Studi Umanist, Pzzetta A Rizzo 1, Lecce, Italy | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, R Cristovao Colombo 2265, BR-15054000 Sao Jose Do Rio Preto, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | UNESP Sao Paulo State Univ, R Cristovao Colombo 2265, BR-15054000 Sao Jose Do Rio Preto, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 19 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Adalsic | - |
| Relação: dc.relation | Alsic-apprentissage Des Langues Et Systems D Information Et De Communication | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | learning diaries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | telecollaboration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | conscious reflection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teletandem | - |
| Título: dc.title | Our interaction was very productive: levels of reflection in learners' diaries in teletandem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: