Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad de Salamanca | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Dos Santos, Beatriz Rosa Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Moro Cabero, María Manuela | - |
Autor(es): dc.creator | Damian, Ieda Pelógia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:50:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:50:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.24215/18539912e197 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299674 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299674 | - |
Descrição: dc.description | The research focuses on the search for pedagogical strategies to apply in the learning of contents and the acquisition of competences and abilities in the scientific area of information and documentation. The purpose is to facilitate the acquisition of practical skills of its graduates that favor their labor insertion. It focuses on the confluence between knowledge management and learning through active teaching and more specifically on problem-based learning. It is intended to answer the following question: How can Problem Based Learning contribute to optimal pedagogical practice in the teaching of information and documentation sciences? The following objectives have been formulated: firstly, to define and identify conceptual elements and criteria for the use of Problem Based Learning; secondly, to analyze the presence of the Problem Based Learning foundations in a current study plan, as is the case under study, and thirdly, to verify its operability in terms of student satisfaction with active teaching models. An exploratory-descriptive methodology is used, using Bardin's analysis for data analysis. The main results highlight that the application of problem-based learning in the field of information and documentation favors the acquisition of practical skills and promotes the job placement of graduates. In addition, they provide a solid foundation for optimal pedagogical practice in the field of iation and documentation sciences, fostering the development of relevant skills for professional practice. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Facultad de Traducción y Documentación Universidad de Salamanca | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Palabra Clave (La Plata) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spain | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of information sciences | - |
Título: dc.title | Problem based learning: a teaching strategy for teaching in information and documentation sciences | - |
Título: dc.title | Aprendizaje basado en problemas: una estrategia pedagógica para la enseñanza en las ciencias de la información y documentación | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: