ENTREVISTA COM MARIA HELENA SOUZA PATTO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorToledo Prudente Centro Universitário-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Bahia-
Autor(es): dc.creatorViotto, Irineu Aliprando Tuim-
Autor(es): dc.creatorSalomão, Fabiane Rizo-
Autor(es): dc.creatorViégas, Lygia De Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:36:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:36:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392024-259163-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/299641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299641-
Descrição: dc.descriptionEn el presente texto se tiene por objetivo partir una entrevista realizada con María Helena Souza Patto, psicóloga reconocida como una de las principales referencias en el cambio teórico-conceptual y metodológico de la Psicología Escolar y Educacional brasileña hacia a la construcción de perspectivas críticas en este campo. Profesora jubilada del Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo, María Helena Souza Patto es autora de diversos libros, artículos y capítulos de libros consagrados tanto en la Psicología como en la educación. Merece realce su libro A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia, obra que se ganó el premio de libro de más relevancia para el área concedido por la APEOESP, en 1995, y que señala una ruptura con la Psicología Escolar y Educacional tradicional, hacia a la construcción de nuevos rumbos en el área. Aunque la entrevista haya sido realizada hace 20 años, en 2001, su actualidad se desvela a lo largo de la charla, y muchas de las reflexiones allí tejidas son contribuciones esenciales para orientar profesionales de la Psicología y de la Educación en el contexto actual, sobre todo en lo que se refiere a la actuación de profesionales de la Psicología en la red básica de enseñanza, área que tiende al crecimiento con la aprobación de la Ley 13.935/2019. Inicialmente, son recuperados algunos datos biográficos y bibliográficos de la autora. Después, se presenta la entrevista editada, en colaboración con la propia autora. Se espera, con la publicación de la entrevista, reiterar la relevancia de sus contribuciones para el área, así como poner de relieve los aspectos debatidos a lo largo de la entrevista.-
Descrição: dc.descriptionO presente texto tem por objetivo partilhar uma entrevista realizada com Maria Helena Souza Patto, psicóloga reconhecida como uma das principais referências na virada teórico-conceitual e metodológica da Psicologia Escolar e Educacional brasileira abrindo possibilidades de elaboração de perspectivas críticas neste campo. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Maria Helena Souza Patto é autora de diversos livros, artigos e capítulos de livros consagrados tanto na Psicologia como na educação. Merece destaque seu livro A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia, obra que ganhou o prêmio de livro de maior relevância para a área concedido pela APEOESP, em 1995, e que marca uma ruptura com a Psicologia Escolar e Educacional tradicional e propõe novos rumos para a área. Embora a entrevista tenha sido realizada há 23 anos, em 2001, sua atualidade desvela-se ao longo da conversa, sendo que muitas das reflexões ali tecidas são contribuições essenciais para orientar profissionais da Psicologia e da Educação no contexto atual, sobretudo no que se refere à atuação de profissionais da Psicologia na rede básica de ensino, área que tende ao crescimento com a aprovação da Lei 13.935/2019. Inicialmente, são recuperados alguns dados biográficos e bibliográficos de Maria Helena de Souza Patto e, em seguida, é apresentada a entrevista editada em colaboração com a entrevistada. Espera-se, com a publicação da entrevista com essa importante autora da Psicologia, reiterar suas contribuições para a área e ressaltar a relevância dos temas objeto da entrevista.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia-
Descrição: dc.descriptionToledo Prudente Centro Universitário-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
Relação: dc.relationPsicologia Escolar e Educacional-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectMaria Helena Souza Patto-
Palavras-chave: dc.subjectpsicologia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectpsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectatuação do psicólogo-
Título: dc.titleENTREVISTA COM MARIA HELENA SOUZA PATTO-
Título: dc.titleEntrevista con María Helena Souza Patto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.