Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás (UFG) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.creator | da Rosa, Michelle Quarti Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Bagattini, Ângela Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Isabella Inês Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | de Almeida, Gabriel Berg | - |
Autor(es): dc.creator | Simon, Lorena Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Camey, Suzi Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Toscano, Cristiana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:04:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:04:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232025303.12972023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299623 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299623 | - |
Descrição: dc.description | Modeling played a significant role in underpinning public policy during the COVID-19 pandemic, when decision-making faced a context of limited evidence. This is a cross-sectional study that included and characterized institutions and research groups that worked with COVID-19 modeling and decision-making support. Two strategies were used for identification: 1) scoping review, and 2) group identification by snowball sampling. A total of 100 studies and 30 institutions were identified. Of the 40 researchers who reported interaction with health managers, 20 pro-grammers, mathematicians, physicians, epidemiologists, statisticians and physicists were interviewed. With respect to institutional partnerships, 14 researchers reported having participated in national and/or international partnerships. Only a few (5/20) reported some type of formal collaboration between the group and health management. A deficiency was observed in the demand for modeling and in communication to support management during the COVID-19 pan-demic. Reshaping the process of formulating and implementing public policy in health emergencies can promote strong health systems and ensure a better response to pandemics. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública Universidade Federal de Goiás, R. 235, s/n, Setor Leste Universitário, GO | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina Universidade Federal de Goiás, GO | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Infectologia Dermatologia Diagnóstico por Imagem e Radioterapia Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução Departamento de Ecologia Universidade Federal de Goiás, GO | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Estatística Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Infectologia Dermatologia Diagnóstico por Imagem e Radioterapia Faculdade de Medicina de Botucatu Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Ciencia e Saude Coletiva | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theoretical models | - |
Título: dc.title | Modeling of COVID-19 in Brazil and the interplay between Academia and health managers during the Pandemic | - |
Título: dc.title | Modelagem da COVID-19 no Brasil e a interação entre academia e gestores durante a pandemia | - |
Título: dc.title | La modelización del COVID-19 en Brasil y la interacción entre academia y gestores durante la pandemia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: