Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, Mayara Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Cremasco, Elissa Barbi Mouro Pagliari | - |
Autor(es): dc.creator | Domingues, Isabella Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Berti, Larissa Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/e20240086pt | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299615 | - |
Descrição: dc.description | PURPOSE: (1) To compare auditory-perceptual accuracy and reaction time in children with and without phonological disorders for identifying the contrast of obstruents, and (2) to verify whether there is an effect of the phonetic class (stops vs. fricatives) on the accuracy, reaction time and error pattern. METHODS: Sixty-two children (41 diagnosed with phonological disorders and 21 with typical phonological development), aged between 4 and 9 years, participated in the study. An identification task was performed in the obstruent class using the speech perception assessment instrument (PERCEFAL). Reaction time, percentage of correct and incorrect answers, and the error pattern were considered in the analysis. Results: Regarding auditory-perceptual accuracy, children with phonological disorders had a significantly lower average of correct answers than children with typical phonological development for both obstruent classes. Regarding reaction time, children with phonological disorders showed longer reaction times for the stop class (p≤0.05). In the error pattern analysis, errors involving the articulatory point were the most frequent for both classes and both groups of children. CONCLUSION: The presence of phonological disorders implies attenuated perceptual accuracy. The longer reaction time of children with phonological disorders depends on the phonic class. | - |
Descrição: dc.description | OBJETIVO: (1) comparar a acurácia perceptivo-auditiva e o tempo de reação em crianças com e sem transtorno fonológico na identificação do contraste das obstruintes; (2) verificar se há um efeito da classe fônica (oclusivas vs fricativas) na acurácia, no tempo de reação e no padrão de erro. MÉTODO: Participaram do estudo 62 crianças (41 com diagnóstico de transtorno fonológico e 21 com desenvolvimento fonológico típico), entre 4 a 9 anos de idade. Foi realizada uma tarefa de identificação na classe das obstruintes, a partir do instrumento de avaliação de percepção de fala (PERCEFAL). O tempo de reação, a porcentagem de erros e acertos, bem como o padrão de erro foram considerados na análise. RESULTADOS: Com relação à acurácia perceptivo-auditiva, as crianças com transtorno fonológico tiveram uma média de acerto significativamente inferior quando comparadas às crianças com desenvolvimento fonológico típico, para ambas as classes. Quanto ao tempo de reação, as crianças com transtorno fonológico apresentaram maior tempo de reação para a classe das oclusivas (p≤0,05). Na análise do padrão de erro, os erros envolvendo o ponto articulatório foram os mais frequentes para ambas as classes e para ambos os grupos de crianças. CONCLUSÃO: A presença do transtorno fonológico implica em menor acurácia perceptual. O maior tempo de reação das crianças com transtorno fonológico é dependente da classe fônica. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília (SP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília (SP) | - |
Formato: dc.format | e20240086 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CoDAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Identificação perceptivo-auditiva de contrastes de obstruintes por crianças com e sem Transtorno Fonológico | - |
Título: dc.title | Identification of obstruent contrasts by children with and without phonological disorders | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: