
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Leitao, Juliana Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Newton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:40:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:40:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1920801 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299586 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299586 | - |
| Descrição: dc.description | In this article we analyze art teaching using as a reference the work of Luk & aacute;cs who conceives art as a type of reflection of reality. From this perspective, it is understood that the peculiarities of the aesthetic reflex have historically originated as consequences of the activity of transforming nature, labor. Aesthetic sensitivity, understood as specific ways of capturing reality, developed historically and socially. This philosophical reference is used to analyze issues relating to visual arts in the curriculum of Brazilian Basic Education and the teaching of this specific type of school content. Adopting Historical-Critical Pedagogy as an educational reference, we argue in favor of a critical humanizing and transformative approach to school educational work with visual arts. We present the theoretical foundations and didactic challenges of this proposal, seeking to contribute to the reflection and practice of art teachers and the artistic training of students. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho Unesp, Fac Ciencias Letras FCLAr, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho Unesp, Fac Ciencias & Letras FCLAr, Dept Psicol Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho Unesp, Fac Ciencias Letras FCLAr, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho Unesp, Fac Ciencias & Letras FCLAr, Dept Psicol Educ, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 11 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
| Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | art teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | historical-critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | critical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | humanizing education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | art and society | - |
| Título: dc.title | Teaching art and historical-critical pedagogy: fundamentals and challenges for humanizing education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: