Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Genaro, Luis Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | da Costa Neves, Tamíris | - |
Autor(es): dc.creator | Pazos, Júlia Margato | - |
Autor(es): dc.creator | Dovigo, Lívia Nordi | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Patrícia P.N.S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:18:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:18:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0311973 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299571 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299571 | - |
Descrição: dc.description | Objective This study aimed to verify the predictive capacity of manual dexterity assessment methods for pre-clinical training in Dentistry. Method Students from the fifth year of the undergraduate course in Dentistry (N = 95) participated in this study. Manual dexterity was investigated as a variable of interest, measured by the O’Connor Finger Dexterity Test methods—Model 32021, Purdue Pegboard Test—Model 32020A, Dental Manual Dexterity Assessment—DMDA, Class One Cavity Preparation Assessent—COCA and Class One Composite Resin Restoration Assessment—COCRA. The average score obtained in the evaluation of the quality of the cavity preparations and restorations was considered as gold standard, and from these data the sensitivity and specificity of the tests were estimated. Receiver Operating Characteristic (ROC) curves were constructed to assess the diagnostic performance of each dexterity test. The analysis included calculating the Area Under the Curve (AUROC) to evaluate their discriminative power, and cutoff points were determined that optimize the balance between sensitivity and specificity. Results The DMDA test showed better performance, with statistical significance (p <0.001) and acceptable predictive ability (AUROC = 0.775), while the O’Connor test (AUROC = 0.644, p = 0.050) and Purdue Pegboard test (Purdue 1: AUROC = 0.542, p = 0.560; Purdue 2: AUROC = 0.564, p = 0.423; Purdue 3: AUROC = 0.517, p = 0.828; Purdue 4: AUROC = 0.608, p = 0.083) were not statistically significant. Conclusion The DMDA test presented the best performance, with statistical significance and acceptable discrimination, showing greater effectiveness for assessing students’ manual dexterity. Therefore, the implementation of the DMDA test can significantly contribute to the early identification of motor dexterity difficulties in dental students, enabling more effective and targeted interventions. | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Collective Health in Dentistry School of Dentistry São Paulo State University (UNESP), Araçatuba | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Dentistry School of Dentistry Sãõ Paulo State University (UNESP), Araraquara | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Collective Health in Dentistry School of Dentistry São Paulo State University (UNESP), Araçatuba | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Dentistry School of Dentistry Sãõ Paulo State University (UNESP), Araraquara | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | PLoS ONE | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Effectiveness of manual dexterity assessment methods for preclinical training in Dentistry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: