Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Paraiba | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Marivaldo Omena | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Renata Junqueira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:10:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:10:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.12957/soletras.2024.85234 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299554 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299554 | - |
Descrição: dc.description | The lack of adjectives in Alice Ruiz's poetry allows her language to reach a significant audience, encompassing children, teenagers, and adults. Based on this premise, our objective is to discuss the poetics of Alice Ruiz from the perspective of body and sexuality, as well as its reception in a 2nd year high school class in a public school. To achieve this, we focused on an experience from our doctoral research, using a quantitative-qualitative and interventionist methodology based on Moreira and Caleffe (2006) and Bogdan and Biklen (1994). Regarding the analytical reading of the poet's texts, the contributions of Cohen (1974), Foucault (2014), and Freud (2015) were significant. The studies on metacognition by Girotto and Souza (2010) provided support for the reading experience in the classroom. We obtained promising results that, in addition to highlighting the aesthetic experience, demonstrated an expansion of the students' horizons concerning the complexities of gender prejudice and the political instruments that oppress and regulate women's social spaces. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Paraiba, Literatura Teoria & Crit, Joao Pessoa, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Jose Dos Campos, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Jose Dos Campos, Brazil | - |
Formato: dc.format | 244-263 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estado Rio Janeiro | - |
Relação: dc.relation | Soletras | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alice Ruiz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unadjectived | - |
Título: dc.title | A poesia sem adjetivos de Alice Ruiz: a poética do corpo e da sexualidade na sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: