
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
| Autor(es): dc.creator | Brito, Tânia Regina de | - |
| Autor(es): dc.creator | Vitorino, Elizete Vieira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:18:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:18:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299482 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299482 | - |
| Descrição: dc.description | This article proposes reflections about the information literacy and its dimensions, presenting an approach and connection with the studies about social vulnerability, trying to understand the multidimensionality of both. It brings, as a possibility, to privilege rights and to reduce the social vulnerability using the dimensions of information literacy and information education. It refers to a theoretical foundation part of a master research, constructed from a bibliographic study, using CAPES journal and data from Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). The selection standards established were: articles about the information literacy concept, its progress, aspects, dimensions of information literacy, relation between information literacy and mediation information and information literacy as a mediator of the democratization of information and reduction of social vulnerability. It presents a summary of the aspects of social vulnerability in the technical, aesthetic, ethical and political dimensions. It considers that the development of information literacy presents potential to reduce multiple vulnerabilities, in special, the information one. It extends, in this way, the social and professional possibilities for vulnerable people. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Informacao e Sociedade | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dimensions of information literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning throughout life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social vulnerability | - |
| Título: dc.title | THE DIMENSIONS OF INFORMATION LITERACY: privileging rights and reducing the social vulnerability | - |
| Título: dc.title | AS DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: privilegiando direitos e minimizando a vulnerabilidade social | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: