Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escola Super Jornalismo Maputo Mozambique | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Manhique, Ilidio Lobato E. | - |
Autor(es): dc.creator | Casarin, Helen de Castro Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:26:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:26:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v23i00.8677089/en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299447 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299447 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Information literacy is a set of processes, knowledge, skills and learning that are essential in contemporary society, as it enables people to be aware and critical in the production, use and sharing of information. Aim: The objective of this research was to investigate the inclusion of the topic of information literacy in the curriculum of librarianship courses located in Mozambique. Methodology: The research was developed in two stages: documentary research that consisted of the analysis of the curricula of the Escola Superior de Jornalismo (ESJ) and the Escola de Comunica & ccedil;& atilde;o e Artes of the Universidade Eduardo Mondlane, Mozambique. Interviews were also conducted with 22 students in the third and fourth years of these courses. Results: The results indicated the absence of specific subjects and contents that use the nomenclature of information literacy. Implicit elements were identified in subjects of the courses that cover contents that can potentially develop aspects of information literacy. Conclusion: It is essential to make information literacy explicit in Mozambican librarianship courses, in the form of disciplines and other specific activities, since these courses are responsible for qualifying people with skills and knowledge for planning and implementing educational programs in libraries and other formal and informal environments. | - |
Descrição: dc.description | Escola Super Jornalismo Maputo Mozambique, Maputo, Mozambique | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 14 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Campinas - Sistema Bibliotecas | - |
Relação: dc.relation | Rdbci-revista Digital De Biblioteconomia E Ciencia Da Informacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarianship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mozambique | - |
Título: dc.title | Integration of information literacy in the Library and Information Science curriculum in Mozambique | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: