Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Troitiño, Sonia | - |
Autor(es): dc.creator | Colombo, Ana Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:42:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:42:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299379 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299379 | - |
Descrição: dc.description | Nowadays, private records are considered important sources for research and for the preservation of memory, becoming the object of interest of public archives, when considering the expansion of their collections. Thus, it is necessary to discuss and improve the systems by which these additions are made, in order to make these acquisition processes representative and rationalized. As a resource to achieve these goals, the adoption of a collection acquisition policy brings transparency and normalization to the processes of incorporation of private documents to public institutions. In this sense, this paper seeks to discuss the process and rules of document acquisition by national archives, based on the study of two specific cases: the Brazilian Nacional Archives and the State Archives of Spain. For the development of this study, we divided the research into three parts: (1) theoretical survey; (2) data collection from the institutions object of the study; (3) data analysis. As a result, we were able to identify that acquisition policies are an important tool to regulate the incorporation of private records by state public archives, however, these procedures still need to be improved. | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pos-Graduacao em Ciencia da Informacao Universidade Estadual Paulista, Av. Higino Muzzi Filho 737, SP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pos-Graduacao em Ciencia da Informacao Universidade Estadual Paulista, Av. Higino Muzzi Filho 737, SP | - |
Formato: dc.format | 121-129 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Endoxa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acquisition policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Private records | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public archives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spain | - |
Título: dc.title | Incorporation of private collections: a study on acquisition policies for State Archives in Brazil and Spain | - |
Título: dc.title | Incorporação de acervos privados: estudo sobre políticas de aquisição de arquivos estatais do Brasil e da Espanha | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: