
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Galavotti, Joana Souza Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Bim, Luís Felipe Bricks | - |
| Autor(es): dc.creator | Cebima, Marco Aurélio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:23:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:23:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20230103 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299330 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299330 | - |
| Descrição: dc.description | MODELS AND ELECTRONEGATIVITY: A PROPOSAL OF DIDACTIC SEQUENCE FOR CHEMISTRY TEACHING. Electronegativity is a useful chemical bonding property related to determining the polarity of molecules and formation of partial charges. In the 1930s, Linus Pauling studied the differences between theoretical and experimental binding energy values when he established that ionic contributions in covalent bonds were pertinent to elucidate these differences. The association of the nature of the elements present in the chemical bond with the discordance of results led to the quantitative determination of electronegativity, creating the first scale of this property. In addition, other scales were developed, such as by Robert Mulliken (1934), Albert Allred and Eugene Rochow (1958) and Leland Allen (1989). Although present in undergraduate Chemistry courses, the teaching of electronegativity is little explored in the literature and treated in a fragmented way in many materials. In this way, a didactic sequence is proposed for the approach of electronegativity and the scales designed by Pauling, Mulliken, Allred, Rochow and Allen directed to the first year of undergraduate in Chemistry. For a dynamic study of electronegativity models along with historical basement, modelling-based teaching is used so that students can assess scope, limitations and be able to participate in the creation of a model. | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Química Analítica Físico-Química e Inorgânica Instituto de Química Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Química Analítica Físico-Química e Inorgânica Instituto de Química Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Quimica Nova | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | didactic sequence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | electronegativity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | models | - |
| Título: dc.title | MODELS AND ELECTRONEGATIVITY: A DIDACTIC SEQUENCE PROPOSAL FOR CHEMISTRY TEACHING | - |
| Título: dc.title | MODELOS E ELETRONEGATIVIDADE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: