Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Capriles, Vanessa Dias | - |
Autor(es): dc.creator | de Aguiar, Etiene Valéria | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Fernández, Marión Elizabeth Aguilar | - |
Autor(es): dc.creator | de Melo, Bruna Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Tagliapietra, Bruna Lago | - |
Autor(es): dc.creator | Scarton, Michele | - |
Autor(es): dc.creator | Clerici, Maria Teresa Pedrosa Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Conti, Ana Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:59:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:59:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-28344-4_9 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299293 | - |
Descrição: dc.description | Sensory tools are valuable for product innovation, quality control, evaluating changes in shelf life, and assessing the effects of ingredients and processes on food product characteristics and/or consumer opinions, as well as gaining insight into the consumer perceptions of products. All these elements are essential to better understand gluten-free (GF) food systems and improve GF bakery and pasta products as pointed out in the examples presented in this chapter. Traditional and novel sensory methodologies are described, followed by a panorama of sensory evaluations of GF products. Affective methods for accessing consumer liking are frequently applied and novel studies also consider the joint application of other techniques, like purchase or consumer intention, Just-About-Right (JAR) scale and facial emoji-based questionnaires. An increasing interest in novel sensory techniques has been seen. One example is the use of Check-all-that-apply (CATA) questions, allowing a quick descriptive sensory profile, which has been applied together with hedonic methods allowing evaluation of the drivers of liking and disliking of products. Studies also address promising predictors able to correlate physical and sensory properties of products. As extensive sensory and consumer research is still needed, further studies are suggested to design or reformulate GF bakery and pasta products. | - |
Descrição: dc.description | Department of Biosciences Federal University of São Paulo (UNIFESP) Institute of Health and Society, Campus Baixada Santista, SP | - |
Descrição: dc.description | School of Food Engineering Department of Food Science and Nutrition University of Campinas (UNICAMP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Food Engineering and Technology São Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences Humanities and Exact Sciences (IBILCE), Campus São José do Rio Preto, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Food Engineering and Technology São Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences Humanities and Exact Sciences (IBILCE), Campus São José do Rio Preto, SP | - |
Formato: dc.format | 307-359 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Designing Gluten Free Bakery and Pasta Products | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | CATA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flavour | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food-related emotions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gluten-free | - |
Palavras-chave: dc.subject | JAR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liking | - |
Palavras-chave: dc.subject | QDA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shelf life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texture | - |
Título: dc.title | Sensory Analysis Tools in Developing Gluten-Free Bakery and Pasta Products and Their Quality Control | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: