
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcelo Fernandes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Fujita, Mariangela Spotti Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:14:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:14:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.30.137460 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299284 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299284 | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this article is to demonstrate that the area of Information Science has been developing a new theoretical paradigm of a socioinformational scientific nature. In it, the subarea of information practice gains prominence. Because it has the potential to map how people search, use, and exchange information in order to understand daily events. And, from there, seek solutions to your individual and collective problems in the digital environment with consequences for the set of social relations. This theme attracts concepts of praxis from Marxist critical theory and praxeological knowledge from Bourdieusian sociology into the theoretical discussion. The discussion is carried out in the interconnection between the legal structure of access to information and public transparency and the possibility opened since then for the exercise of social control and advocacy of ideas as an informational practice to combat corruption in Brazil. The conclusion indicates that conceptual convergences are strong, but await the development of empirical studies of information practice that can prove their effectiveness. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 26 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Rio Grande Sul, Fac Biblioteconomia & Comunicacao | - |
| Relação: dc.relation | Em Questao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | access to information | - |
| Palavras-chave: dc.subject | social control | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ideias advocacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | conceptual covergences | - |
| Título: dc.title | Access to information and social control as an informational practice: conceptual convergences | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: