
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Apocalypse, Simao Marcos | - |
| Autor(es): dc.creator | Jorente, Maria Jose Vicentini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:00:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:00:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.30.132598 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299264 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299264 | - |
| Descrição: dc.description | Digital-virtual environments focused on LGBTQ+ themes constitute important spaces for accessing and sharing information, by converging content on dissident and historically marginalized existences, evoking their culture and memory, in addition to giving visibility to their narratives from multiple perspectives. Such environments demand studies that analyze the main characteristics present in the structuring, access, and sharing of information for possible improvements in infocommunication processes. The convergences between Information Design and Digital Curation, aligned with Experience Design, make it possible to analyze aspects inherent to the structuring, organization, and presentation of information in digital-virtual environments. In this way, the objective was to explore national and international initiatives for communicating information on LGBTQ+ issues; identify and describe the presence of Information Design elements, converged with Digital Curation, from the perspective of Experience Design, and verify the contributions of the intersection of said disciplines to the optimization of access, sharing and appropriation of information in a digital-virtual environment. The methodology used was qualitative in nature and had a theoretical and exploratory-descriptive approach, through the application of the Design Thinking method in the Empathy, Definition, and Ideation phases. The results demonstrated that the resources arranged in the environments correspond to the use of sign representations specific to the specific cultural context, visible through characteristic vocabulary, articulation of icons, and structured representative colors, through a multimodal language. The presence of multiple elements was verified, establishing an infocommunication process with contextual significance for LGBTQ+ individuals. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 31 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Rio Grande Sul, Fac Biblioteconomia & Comunicacao | - |
| Relação: dc.relation | Em Questao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | information and technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | information design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | digital curation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | experience design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | LGBTQ+ information | - |
| Título: dc.title | Digital-virtual environments of LGBTQ+ information: intersections between Information Design, Digital Curation and Experience Design | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: