Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hospital das Clinicas Botucatu | - |
Autor(es): dc.contributor | A JBI Centre of Excellence | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | McMaster University | - |
Autor(es): dc.contributor | St Joseph’s Healthcare Hamilton | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Johannesburg | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Brazilian Hospital Services Company – EBSERH | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Santa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Sorocaba | - |
Autor(es): dc.contributor | Rio de Janeiro State Murcoviscidosis Association | - |
Autor(es): dc.contributor | Fiocruz Strategic Studies Center | - |
Autor(es): dc.creator | de Almeida Cardoso, Marilia Mastrocolla | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Rafael Thomaz | - |
Autor(es): dc.creator | Machado-Rugolo, Juliana | - |
Autor(es): dc.creator | Thabane, Lehana | - |
Autor(es): dc.creator | de Araújo Püschel, Vilanice Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Theresa Weber, Silke Anna | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Rosimary Terezinha | - |
Autor(es): dc.creator | do Nascimento Duque, Graciela Paula | - |
Autor(es): dc.creator | De Paula, Cristiane Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Luciane Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel, Mariana | - |
Autor(es): dc.creator | Drumond, Sybelle | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Clarice Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Vanstone, Meredith | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:47:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:47:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1017/S0266462324000369 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/299247 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299247 | - |
Descrição: dc.description | Objectives: Health Technology Assessment (HTA) practitioners recognize the significance of qualitative methodologies that focus on how a technology is feasible, meaningfulness, acceptable, and equitable. This mapping aimed to delineate the frameworks employed to synthesize qualitative evidence and assess the quality of synthesis in HTA . Methods: Mapping was conducted using Medline, LILACS, CINAHL, Embase, Web of Science, Scopus, PsycINFO, Cochrane Library, JBI, and ScienceDirect databases. Gray literature searches included PROQUEST, Open Grey, Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health’s Grey Matters, Google Scholar, and HTA agency websites. The inclusion criteria were centered on global qualitative evidence synthesis frameworks. The data are presented in the tables. Results: Of the 2054 articles, 31 were included, mostly from Europe. Guide was the type of document more cited, and most authors are from HTA agencies and universities. Incorporating both patient and family perspectives is the most cited reason for include qualitative evidence. Regardless of the framework or tool, SPICE was the main acronym, and RETREAT was preferred for approach selection. Thematic synthesis dominated analytic methods, and CASP was the primary quality appraisal tool. GRADE-CERQual graded evidence synthesis, with ENTREQ as the top reporting guidance. The GRADE evidence-to-decision framework was mentioned for recommendations. Conclusion: This mapping highlights the movement incorporate qualitative evidence in HTA employing specific frameworks. Despite the similarities among documents, most of them describe part of the process to synthesize qualitative evidence. Standardizing procedures to incorporate qualitative evidence into HTA can enhance decision-making. These findings offer essential considerations for HTA practice. | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clinicas Botucatu | - |
Descrição: dc.description | The Brazilian Centre for Evidence-based Healthcare A JBI Centre of Excellence, SP | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Medicine São Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, SP | - |
Descrição: dc.description | Health Research Methods Evidence and Impact McMaster University | - |
Descrição: dc.description | Biostatistics Unit St Joseph’s Healthcare Hamilton | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Health Sciences University of Johannesburg, Gauteng | - |
Descrição: dc.description | School of Nursing University of São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Biomedical Engineering Program COPPE Federal University of Rio de Janeiro, RJ | - |
Descrição: dc.description | Brazilian Hospital Services Company – EBSERH | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Santa Maria, RS | - |
Descrição: dc.description | Pharmaceutical Science Graduate Course University of Sorocaba, SP | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Dentistry University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Rio de Janeiro State Murcoviscidosis Association | - |
Descrição: dc.description | Fiocruz Strategic Studies Center | - |
Descrição: dc.description | Hospital and health complex Federal University of Rio de Janeiro, RJ | - |
Descrição: dc.description | Department of Family Medicine McMaster University | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Medicine São Paulo State University, SP | - |
Descrição: dc.description | Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Technology Assessment in Health Care | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | evidence based health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | health technology assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | qualitative research | - |
Palavras-chave: dc.subject | review | - |
Título: dc.title | Mapping frameworks for synthesizing qualitative evidence in health technology assessment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: