Os saberes docentes e a experimentação com calculadora gráfica: nuances de um projeto temático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Franciele Santos-
Autor(es): dc.creatorZampieri, Maria Teresa-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Suellen Moura De-
Autor(es): dc.creatorJavaroni, Sueli Liberatti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v39a240073-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/299239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/299239-
Descrição: dc.descriptionIn this article, we discuss how visualization and experimentation with technology can be addressed in Mathematics classes based on teachers' demands and needs. For this purpose, we consider two research contexts: one of them, the data production from an ongoing doctoral study, where a training course was proposed with Mathematics teachers, leading to the development of an activity by one of the participating teachers in their classroom; and the other one, it was developed within the context of a completed master's research, where data production occurred in an elective course taught collaboratively by the school teacher and the researcher, with one of the discussions focusing on the Python programming language. Both studies are part of the thematic project Teaching and Learning Mathematics with Calculators: Possibilities for Teacher Practice and had their data produced in the second semester of 2022 in the city of São Carlos. The data discussed in this article come from the researchers' field diary, activities assigned by the teacher, written responses from students to a questionnaire, transcripts of classroom dialogues, and files saved on the graphing calculator. Additionally, we highlight that teachers' repertoire of knowledge was crucial for the experimentation with technology, particularly with graphing calculator, to occur in both scenarios. Additionally, we reflect on the importance of the relationship between university and school, as despite of the importance of teachers' knowledge for the configuration of the observed heuristic environments, this relationship was the basis for the evidenced developments to take place.-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo discutimos como a visualização e a experimentação com tecnologias podem ser abordadas nas aulas de Matemática, partindo de demandas e necessidades dos professores. Para isso, consideramos dois contextos de pesquisa: um deles, a produção de dados de um doutoramento em desenvolvimento, em que houve a proposta de um curso de formação com professores que ensinam Matemática, o que propiciou o desenvolvimento de uma atividade por um dos professores cursistas em sua sala de aula; o outro, no contexto de uma pesquisa de mestrado já finalizada, no qual a produção de dados se deu em uma disciplina eletiva ministrada pela professora da escola e a pesquisadora de maneira colaborativa, que teve como uma de suas discussões a linguagem de programação em Python. Ambas as pesquisas fazem parte do projeto temático Ensino e aprendizagem de Matemática com calculadoras: possibilidades para a prática do professor e tiveram seus dados produzidos no segundo semestre de 2022, na cidade de São Carlos. Neste artigo, discutimos os dados provenientes do diário de campo das pesquisadoras, atividade aplicada pelo professor, respostas escritas dos estudantes a um questionário, transcrição dos diálogos em sala de aula e arquivos salvos na calculadora gráfica. Concluindo, destacamos que o repertório de saberes docentes foi determinante para que a experimentação com tecnologias, em particular com a calculadora gráfica, ocorresse em ambos os cenários. Além disso, refletimos sobre a importância da relação entre universidade e escola, pois apesar da importância dos saberes docentes para a configuração dos ambientes heurísticos observados, essa relação foi a base para que os desdobramentos evidenciados acontecessem.-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-school collaboration-
Palavras-chave: dc.subjectSimple and compound interest with DT-
Palavras-chave: dc.subjectProgramming in Python-
Palavras-chave: dc.subjectThinking-with-graphing-calculator-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative approaches with calculators-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração universidade-escola-
Palavras-chave: dc.subjectJuros simples e compostos com TD-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação em Python-
Palavras-chave: dc.subjectPensar-com-calculadora-gráfica-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagens investigativas com calculadora-
Título: dc.titleOs saberes docentes e a experimentação com calculadora gráfica: nuances de um projeto temático-
Título: dc.titleTeachers’ knowledge and experimentation with graphing calculator: nuances of a thematic project-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.